DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

"Stocks Don't Like Mondays"

É o título de uma seção de uma newsletter, da semana passada, que recebo. Alusão às três segundas-feiras em sequência em que o price action foi pesadamente bearish. Historicamente essa afirmação pode encontrar respaldo ou não, dependendo do universo amostral levado em consideração na estatística. Eu mesmo já li estudos que mostravam segundas-feiras como ruins, o que é relativizado por outros.
Algumas tendências mostraram nítida alteração ao longo dos anos. Segundo dados do ST Almanac 2009, as sextas-feiras (leiam-se, último dia útil da semana) eram dias de expectância positiva, até 1989. Daí em diante, esses dias da semana passaram a mostrar retornos consistentemente negativos (as quintas também). À medida que essas informações encontrarem terreno mais fértil de propagação, mais rapidamente as mudanças se implementam.
Vejamos uma situação nem tão hipotética assim: Sabendo que as segundas-feiras (leiam-se, primeiro dia útil da semana) são dias de retornos positivos, traders antecipam-se comprando ações na última hora de sexta, o que acabará esvaziando o viés bearish deste dia. Reflexamente o resultado disso será um progressivo esvaziamento da tendência bullish das segundas-feiras. Apesar de intuitiva, essa idéia é de difícil assimilação por parte de alguns investidores.
Mutatis mutandis o mesmo pode-se dizer de padrões gráficos que têm grande apelo popular. Recentemente vários investidores apontam a ocorrência de um H&S no diário do Ibroxespa (em R$). Repiso aqui e ali dizendo que em meus anos de janela nunca vi um OCO se materializar no diário da bolsa de Pindorama. E, provavelmente, também não será dessa vez. A "falha" do padrão pode servir de trigger psicológico de compra, dando origem a novo rally na tendência terciária. Adivinhação é uma arte que ainda não domino. Por isso a wait-and-see approach...

7 comentários:

aguia disse...

Magno mestre:

falava com o BOB (que estah em casa se recuperando de uma operacao do tipo daquela do Ronaldo Fenomeno Fast Food) para ver a nossa bofesta descolada atraves um comparativo tipo Blues Pindoramicas X WS (...EWSXINDU).

sempre na contra-mao ha H&S-zinhos e H&S PO-RRETAS...

o tal do diario, in Fact, pode melar e virar merda - ki pode pode - phode sim, craro...ja se istufar, digo, se isto for um dus grandao phode fazer muita coisa virar Po... ne, PO^!

BUT, k do penhaskim a gente ta ki oia um dus baita vindo laaaaaaaa ditraz (...xiiiiii, and now?).

"xiii, but...fazer u Q, Holmes?"

"elementar, corz, meu caro Watson: se a 'coisa' vem de traz, proteja a bunda, a nao se lamentar depois..."

simplis, uai.

axu

Fact Finder disse...

Sin duda! :)

André disse...

Mestre Águia é tipo esse aqui que mãe Diná me enviou... hehehe...
http://www.monitorinvestimentos.com.br/forum/files/image/ibov(14).png

Esse é minha visão pessimista da coisa.

Leo disse...

Garfield doesn't like mondays
I don't like mondays as well
And now stocks don't like mondays

aguia disse...

oh cumpadi ANDRE:

pra quem gosta so de pescoco de frango este target consequente do H&S-P de mae Dinah simplesmente du-k-rai, k-cild`s!

but, nu finzim = 14.

Fact Finder disse...

Another shitty Monday. :D

Anônimo disse...

Sei lá Fact ... tem tantos OCOs em formação por aí que dessa vez podem se concretizar sim, hehehe.

Ou, segundo Elliot, leia-se o(s) ombro(s) direito(s) como uma Onda 2, vá saber.

De qualquer forma, ainda que os mercados se mantenham numa região de congestionamento de preços, dessa vez não estou colocando fé, nem meu dinheiro, nesse suporte não.

Dessa vez não, hehehe.