DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

domingo, 9 de agosto de 2009

Keep It Simple Stupid - II

[postagem anterior, clique aqui]
Uma das coisas mais frustrantes para quem inicia o estudo de price action é que não se vê comumente indicações de como proceder quando determinada premissa não se realiza. AT é ferramenta de gerenciamento de risco e não de previsão [não canso de dizer isso].

Descobrir por que determinado padrão não funcionou é algo tão difícil quanto inútil. Aqueles que ainda não assimilaram a filosofia dessa teoria constantemente procuram fazê-lo em vez de inverter simplesmente sua premissa. São desafiados em seu raciocínio linear - útil nas suas atividades profissionais, mas inútil em renda variável. O unemployment report foi uma notícia tão positiva quanto outra meia dúzia vista esse ano. E por que só essa trouxe euforia? Não sei. E nem me interesssa.

No caso específico do chart, assumir posições short pesadas com base no topo duplo (TD) teria sido uma posição bastante agressiva, considerando o viés bullish dos timeframes maiores. A negação do TD - vista acima - traz nesse momento uma idéia de neutralidade. Mas consolidações na faixa 40, por mais um ou dois dias com volumes menores, imprimem novo viés bullish. O VWAP bem próximo do fechamento de sexta me diz que não haverá wiggle excessivo. O cenário mais provável seria e-minis futures em torno da neutralidade na abertura amanhã. A sensação de perplexidade do mercado, de gente que espera um pullback para entrar, é o combustível desse rally. Os rallies mais violentos NUNCA nos dão oportunidade de entrada "segura". É preciso que o technician passe para o timeframe inferior para achar um entry point [daily=>60 min, p.ex.]. É isso ou continuem chupando o dedo. hehe
Charts never lie.

3 comentários:

Melo disse...

hehehe...
Alguns analistas técnicos têm falhado em suas leituras de queda, ultimamente...
Os sites gringos viviam dizendo que "apenas" o desemprego ainda era o maior problema para a recuperação da Economia.
Ah, claro, grafistas não gostam de olhar "notícias", e depois ficam assim, meio perdidos, às vezes...
hehehe...
Who are stupid now?

Fact Finder disse...

M., às vésperas do próximo crash a maioria das notícias serão ainda melhores. hehehe

Bob disse...

Fact, mais uma: sentimento ainda sem otimismo ou seja, fecha com sua idéia.
Muito bom comment, as usual.