DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

On The Verge Of Another Treasuries Rally?

Acima um conhecido ETF com lastro em US Treas. de vencimento acima de 20 anos. Em sobreposição, plotei o desvio-padrão de 10 períodos, que dá uma idéia do nível de volatilidade. No timespan mostrado registrou valor mínimo. Nas outras duas vezes em que esteve tão baixo surgiram boas oportunidades nas duas direções. Além dos technicals, meu bullish case encontra respaldo nos demais mercados, que não os de bonds.
Um rally em TLT não traz perspectivas positivas para equities. Investidores, mesmo os mais experientes, não costumam levar a sério análises de yields de títulos do governo. Uma pena...pois é o gauge mais adequado para se avaliar a economia de um país.

10 comentários:

KB disse...

Um não-conhecido analista técnico do UBS, com escritório na Suiça (pode parecer óbvio mas não é, pois eu recebo relatórios da área de investimentos desse banco em Hamburgo), que leio há alguns anos, em geral com um bom nível de acerto, e apurado conhecimento técnico, sempre empregou os volumes dos ETFs do SPX ao contrário, ou seja, como hedge de grandes players.

Assim, segundo ele, nos topos os volumes seriam grandes porque os big players estariam se protegendo vendendo ETFs setoriais. Não me lembro, mas penso que nos fundos o critério, também ao contrário, seria válido.

Eu particularmente não tenho opinião a respeito, pois não conheço o perfil de quem opera isso, mas o fato dele (esse analista deve ter alguma base para dizer isso porque ele deve estar próximo do trading desk na Suiça) afirmar isso, me deixa confuso sobre como interpretar volumes de ETFs.

No caso dos T Bonds, os grandes volumes, julgo eu, são realizados no mercado de balcão, fora de bolsa, fato que tira um pouco da importância dos volumes dos ETFs. Porém enfatizo que esse mercado não é a minha especialidade, e que posso estar dizendo besteiras. Aliás, eu nunco opero mercado que eu não conheço, princípio number one.

Enfim, essa minha contribuição foi mais para confundir, sem esse propósito sádico, rsrs, do que para jogar luz sobre o tema.

KB

Fact Finder disse...

Corre nos EUA uma class action promovida por investidores que tiveram pesados prejuízos em um short ETF que afundou junto com seu benchmark (!?). Yikes!!

O caso acima é extremo, mas serve para lembrar que ETFs, strictu sensu, são DERIVATIVOS. Cotejar seus padrões de volume - mesmo os mais líquidos - com os do respectivo benchmark é algo bem questionável.

Mesmo visualmente é possível apontar discrepâncias significativas entre padrões de volume de ETFs - não necessariamente concomitante com preços - e seus benchmarks nos diários.

Investidor Pessimista disse...

fact.. treasury yields approaching the point of no return in 3,29%. Voce acha que é chegada a hora?

Fact Finder disse...

M., bom...pra responder adequadamente teria que fazer uma pergunta:
Hora de quê? (rs)

Se se refere a análise intermercados, te digo que esse tipo de acompanhamento está longe de possuir precisão matemática. Assim como os indicadores tradicionais, veja-os confirmar os preços e não o inverso.

Investidor Pessimista disse...

O que mais poderia ser mestre Fact,
Se é chegada a hora da realização .. das bolsas, brasileira e americana..
abração

Fact Finder disse...

Ok. Então prevalece a idéia explicitada no meu último parágrafo.
Como dizem os yankees...do not jump the gun.
[]s

Bovis disse...

Inspirado neste post criei um indicador (fórmula p metastock):

Stdev(H+L,89)/Mov(Stdev(H+L,89),89,E);
Mov(Stdev(H+L,89)/Mov(Stdev(H+L,89),89,E),5,E)
É um MACD percentual do Standard dev.
Achei legal!!:). Teste e veja o que vc acha Fact. Abraços.

Fact Finder disse...

B., não utilizo Meta. A que resultados chegou com ele?

Bovis disse...

Parece ser um bom indicador de volatilidade sem ser lagging. Funciona melhor no intraday, mas é útil em qualquer período. O mais bacana é que frequentemente ele mostra o ponto exato muda de tendência. Gostei mesmo e encorporei às análises. Qual o programa que vc usa??

Abraços.

Fact Finder disse...

B., meu sistema combina vários parâmetros não incorporáveis aos programas normais. Daí usar um TS mais visual. Só uso o SCharts. []s