Quando passeio pelo Largo do Machado no Rio de Janeiro uma das minhas paradas obrigatórias é na Livraria Galileu: mostruário extenso, eclético e sem preocupação com a lista dos "Mais Vendidos" na semana.
Foi com grande satisfação que descobri, bem por acaso, a chegada ao mercado editorial nacional - pela Editora Campus - de uma versão traduzida de um dos maiores clássicos de investimentos: Reminiscences of a Stock Operator. No mercado nacional o livro recebeu o título Memórias de um Operador da Bolsa.
É uma leitura obrigatória para os floor traders de Wall Street e, portanto, deveria ser para qualquer investidor que leve essa atividade a sério. A obra conta a estória em estilo ficcional do maior especulador de todos os tempos, Jesse Livermore. Aos que têm dificuldade em ler textos em inglês é uma grande pedida, apesar do preço (incompreensivelmente) meio salgado.
Os fundamentalistas e técnicos ortodoxos que me lêem têm muito a ganhar com a leitura. Afinal, uma dose de pragmatismo, bastante praticado pelo Boy Plunger, nas análises é fundamental. Ortodoxos são incapazer de assimilar por que uma ação permanece "barata" por muito tempo e não sai do lugar ou por que os preços inseridos em um padrão com características perfeitas do tipo textbook vão na direção contrária à esperada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário