DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

domingo, 11 de maio de 2008

It Was About Time, huh?!

Quando passeio pelo Largo do Machado no Rio de Janeiro uma das minhas paradas obrigatórias é na Livraria Galileu: mostruário extenso, eclético e sem preocupação com a lista dos "Mais Vendidos" na semana.

Foi com grande satisfação que descobri, bem por acaso, a chegada ao mercado editorial nacional - pela Editora Campus - de uma versão traduzida de um dos maiores clássicos de investimentos: Reminiscences of a Stock Operator. No mercado nacional o livro recebeu o título Memórias de um Operador da Bolsa.

É uma leitura obrigatória para os floor traders de Wall Street e, portanto, deveria ser para qualquer investidor que leve essa atividade a sério. A obra conta a estória em estilo ficcional do maior especulador de todos os tempos, Jesse Livermore. Aos que têm dificuldade em ler textos em inglês é uma grande pedida, apesar do preço (incompreensivelmente) meio salgado.

Os fundamentalistas e técnicos ortodoxos que me lêem têm muito a ganhar com a leitura. Afinal, uma dose de pragmatismo, bastante praticado pelo Boy Plunger, nas análises é fundamental. Ortodoxos são incapazer de assimilar por que uma ação permanece "barata" por muito tempo e não sai do lugar ou por que os preços inseridos em um padrão com características perfeitas do tipo textbook vão na direção contrária à esperada.

Nenhum comentário: