Diz-se que estamos em um trending market quando existe momentum por trás dos preços. Por outro lado, um trading market caracteriza um mercado sem tendência definida ou com baixo momentum. Apesar do oba-oba gerado pela concessão do IG ao país, parece difícil acreditar que já estamos em um mercado do primeiro tipo. Há variáveis macroeconômicas citadas anteriormente que têm atuado como amortecedores.
A diferença é fundamental para investidores/especuladores. Em mercados fortes o swing trading (operações de 2-5 dias) com timing adequado demanda uma grande habilidade e esforço do operador. Poucos a possuem. Nessas horas aqueles seu amigo que não sabe lhufas de bolsa ganhou mais que você que tem um software em tempo-real, que lê sobre os mercados, etc. Aposto que o leitor já passou por isso.
Em um mercado sem tendência os traders levam grande vantagem sobre buy-and-holders ao identificar suportes e resistências relevantes. Compra-se naquelas. Vende-se nestas.
Nessas horas - para identificar um ou outro - acredito mais na experiência que em leituras de indicadores tradicionais do tipo movimento direcional (ADX). Se esperarmos que este ou aquele indicador nos diga em que tipo de mercado estamos, muito do upside ou downside já se foi. Portanto, aí vai um consolo aos neófitos: não queiram queimar etapas no aprendizado. É impossível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário