Stop losses quase sempre figuram como cláusula pétrea nos livros de technical analysis. Como com muitos neófitos ocorre, armava stops apenas para vê-los acionados e depois assistir ao papel continuar subindo. E observem que nem market makers e specialists atuam em papéis de primeira linha na Bovespa. À medida que fui aperfeiçoando meu método observava que freqüentemente era possível operar ativos sem stops. Já que o pior que acontecia na maioria das vezes era esperar o pullback para vendê-los no breakeven. Duas observações importantes: essa estratégia é ineficaz para trades com opções e em períodos de divulgação de resultados trimestrais.
Por isso, passei a desprezar os stop losses. Contudo ficava me sentindo um peixe fora d'água ao considerar que não via um comentário do gênero feito por algum technician de ponta. O alívio veio um dia ao ler uma entrevista publicada no The New Market Wizards de Jack Schwager. O trader entrevistado - cujo nome infelizmente não me recordo - disse que o mercado quase sempre oferecia oferecia uma segunda chance. Respirei mais aliviado. Afinal, qualquer um de nós tem que se apoiar nas experiências de investidores/traders que estão acima da média. Para exemplificar: eu não colocaria stop em BBDC nesse momento.
* Ops! Onde se lê: "eu não colocaria stop em BBDC..", leia-se: "eu não venderia BBDC na linha de suporte..." A idéia permanece. Não coloco stops em operações de equities.
Nenhum comentário:
Postar um comentário