DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Covered Calls?! No! Not again!

Dando sequência à postagem anterior, por coincidência, recebi um junk mail a respeito de um curso de opções pela bagatela de R$520.

O autor do email ("Aprenda a lucrar nesse mercado") cita como exemplo uma operação de venda coberta (financiamento) de Vale, rendendo 3,9% em 3 semanas e proteção de downside estimado em 12%. Que fantástico, não?! Descobrimos a fórmula do enriquecimento! Imaginem capitalizar esses ganhos por 5 anos com um investimento inicial de R$200k. Eu estaria sentado em cima de uma grande bufunfa no final desse período. E por que não se enriquece fazendo isso? Porque o mercado está em constante mutação. E a própria manada ao assimilar padrões, cria desequilíbrios e impede a sua ocorrência. Os ignorantes acham que existe um Deus Mercado ou uma conspiração de big players sacaneando todos nós.

O junk email que recebi apenas reforça minha convicção de que o risco das vendas cobertas já passou de seu ponto de inflexão. A operação é totalmente vencedora sempre que o caboclo não é exercido. E o papel estaciona acima do preço garantido pelo prêmio recebido. Se o ativo-base subiu, sem exercício no vencimento, a operação também funcionou (de certa maneira) [pois a VC revelou-se desnecessária]. A maioria que me lê, claro, irá discordar por achar que "vender coberto" é melhor que ficar "sem proteção", especialmente agora. No problem. Nunca me senti à vontade nos braços do povo. :)

10 comentários:

Anônimo disse...

Fact...venda coberta aki .... pivot de alta ali......onda 4 (Elliot) acolá......8500 (Big resistencia) logo ali.......bom ler esse blog!!!....a acrecentar quase nada..... a não ser que percebo por ai muito "gestor" desalocado loco pra comprar......bom para que serve essa informação?......sei lah...maybe para ficar com a bunda na parede pq na hora que rolar um "não guento mais !!!!compra ".....pode ser a hora de voltarmos a um BEAR......mas e somente mas.....por enquanto soh muita paciencia.

saude e paz

Fact Finder disse...

O recado é o mesmo: Sempre desconfie do senso comum e da familiaridade. Pode acontecer qualquer coisa, menos o que todos já assimilaram como ponto pacífico. rs
Valew.
[]s

Anônimo disse...

Caro Fact,

o Mico chamava a operação de compra coberta, pois no frigir dos ovos, quem faz isso, continua comprado.
É uma operação muito interessante para quem consegue ver um mercado lateralizado, dentro de uma determinada range, o que convenhamos, não tem sido a rotina nos últimos meses.
Abs,
CM

aguia disse...

qua &rs again:

ainda que abomine day-trades e

mesmo no CccP dos caca-niqueis

ainda fico com minha vovozinha

que candidamente sempre dizia:

"nunca venda o que NAO TIVER!"

()AO FACT/CM.

Fact Finder disse...

CM, não sei se reparaste...o nome traduzido não tem nada a ver com a expressão original. Dever-se-ia falar só de OPÇÕES DE COMPRA COBERTAS. Temos que tirar o chapéu para o poder de síntese dos yankees. Viu o título do novo filme do Olivr Stone? "W"!
O crash de outubro deixou um rastro de VIs nunca vistas antes, o que tornou VCs mais atrativas do que realmente são. Ninguém fala isso, né? O grande problema é que quando a idéia torna-se vulgar prepare-se porque seus dias estão contados...
[]s

Anônimo disse...

Aguia,
do livro do Livermore "O velho Daniel Drew costumava fazer “squeeze” com os rapazes com posições vendidas com uma certa freqüência, e fazê-los pagar altos preços pelas finas ações da Erie que tinham vendido a descoberto para ele. Ele mesmo sofreu um “esqueeze” do Comodoro Vanderbilt na Erie, e quando o velho Drew implorou por perdão, o Comodoro, sinistro, citou os próprios versos mortais do Grande Baixista:
Aquele que vende o que não é seu
Deve comprar de volta ou ir para prisão."

Fact - meu inglês é mais que sofrível, mas é bem direto ao ponto, o termo em inglês.
Venda coberta destorce o sentido.
Lançamento coberto é menos ruim.
Mas traduzir conforme o termo em inglês, seria melhor.
CM

Fact Finder disse...

Noto tb. uma resistência de usuários de VC em vender seus papéis depois de uma ou duas operações bem-sucedidas. Muitas vezes em selloffs fortes o cara acaba devolvendo todo o retorno obtido em menos de 15 dias porque não captou a mudança no comportamento do price action. E ainda acredita que a VC irá funcionar...

Samuel Ramos disse...

520 mangos para aprender a fazer venda coberta?

por esse preço tem que ter pelo menos umas chinocas semi-nuas dançando em volta do vivente
hahaha

Fact Finder disse...

Que nada...só vai contar os causos de sucesso das "operações virtuais". Mas dependendo das chinas pago até mais. hehehe
[]s

Seagull disse...

As postagens aqui sempre foram de alto nível. Com estes apartes e comentários ficam ainda melhores.

FF, in Fact, VC nunca foi solução para movimentos abruptos na contra da carteira. Protege parcialamente, o que é sempre melhor do que nada.

É um exercício dificil de advinhação, "cravar" o preço do ativo no dia de sua expiração. Mas é este o objetivo, mais raro de ser atingido do que acertar a tendência.

Nas pernadas de alta, pode-se diminuir os custos de aquisição ou garantir boas taxas (se levarem o papel), mas em quedas a defesa fica penalizada dependendo da dimensão das perdas.

É tudo uma questão de estratégia. Se queremos financiar em RV algo acima do CDI, atende... mas tem que combinar com o mercado!

Abs ^v^