DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Do Chart Patterns Still Work?

Esse é o título de um artigo do conhecido technician T.Bulkowsky publicado na última edição da S&C Magazine. Perturbado por uma suposta crescente falta de confiabilidade nos chart patterns o autor pôs-se a atualizar sua base de dados. Quem quiser dar uma olhada no excerpt, pode dar uma clicada aqui*. A conclusão do autor é que houve no período levantado um aumento significativo de failures rates nos breakouts/breakdowns.

Esse dado é consistente com minha última postagem, quando observei que as melhores explosões de volatilidade se deram, pelo menos no ano passado, após fakeouts. As causas para tal "anomalia" (?), a meu ver, estão na quantidade crescente de technicians e program trading em Wall St. É um caminho sem volta. Senhores, um dos maiores inimigos do trader/investidor é o "pensamento convencional". Trazendo essa idéia aplicada ao momento dos mercados, me parece óbvio que o que a maioria espera não irá ocorrer. Leia-se, um rollover bem comportado, formação de pivôs de baixa e um novo selloff. Por quê? É simplesmente óbvio demais. Se isso ocorrer, serei comprador do selloff porque terá vida curta. Meu objetivo primordial nos passeios virtuais é captar o "conventional thinking" do vulgo.

Conforme escrevi na seção comentários esses dias, deverá haver um trigger gráfico para capitulação dos bears que estão à espreita. Essa deverá se constituir em mais uma das 3 ou 4 grandes oportunidades de 2009. A ver. :)

* Mediante pagamento, o download da íntegra do artigo pode ser feito;

2 comentários:

Anônimo disse...

Buenas......penso que a melhor coisa do ano serah presenciar a tal "captulação do Bear" by Fact....pq independente de acertar o que virah depois....o aprendizado "calo" valerah pro resto dos tempos......comentario perfeito sobre o "não" vai acontecer oque todos estão vendo.....tipo assim "a massa eh burra".....soh não sei oque vão fazer pra trazer o povo para o "CHEGA" agora vai subir vamos as compras......vamus acompanhando o espaço....pq aki se aprende.

saude e paz

Anônimo disse...

"me parece óbvio que o que a maioria espera não irá ocorrer. Leia-se, um rollover bem comportado, formação de pivôs de baixa e um novo selloff. Por quê? É simplesmente óbvio demais." by FACT

Bom .... mas respeitando que isso ai que tu dudou pode ateh acontecer....ou seja tudo pode.

saude e paz