DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Eppur Si Muove...


Galileu repetiria sua célebre frase se visse a quantidade de incrédulos em relação ao bear rally. O trecho acima, retirado de um artigo no Seeking Alpha, reflete um entendimento distorcido do autor [minha opinião, claro]. Como se justifica o price action diante de indicadores macroeconômicos já conhecidos? Não se justifica. Macrofundamentos e price action não andam necessariamente in synch. O artigo citado é um dos mais populares do sítio (!?). Não é de admirar que a maioria não consiga bater o benchmark ao longo do tempo.


A quantidade de dinheiro "incrédulo" é o combustível desse rally, que não mostra ainda sinais de abatimento. Abril é historicamente positivo em WS. Enquanto pipocarem artigos de "incrédulos" e de "vendedores cobertos", não haverá retomada do bear market.

Por aqui estamos vendo papéis confirmarem alternadamente breakouts indiscutíveis (Usiminas PNA hoje, p.ex.). E, no geral, não se atingiu nível de sobrecompra que sugira ainda o início de um rollover, que pode levar outros meses para se resolver. Olhando para trás é notório que as maiores oportunidades de "zeração de posições" surgiram de fakeouts (falsos rompimentos) pós-consolidações em 2007 e 2008. Isso ainda não ocorreu. E assim se dará novamente em momento futuro, exatamente quando todos estiverem desistido de questionar "the absurdnesss of this sucker's rally". Em futuras postagens comento s/ o nível de volatilidade atual...

15 comentários:

Anônimo disse...

my friend, i am a long term bear.

although this is a bull trap i am long, 100% long, my friend. i play big.

i feel like many bears are incredolous and furious. i am a long term bear but i am not stupid (or i try not to be) to fight one trend.

but there are some black clouds in the air. do you see them?

have you ever heard "sell in may and go away"?

KB disse...

the last post was mine.

let me introduce myself: do you remember when i asked you about the non-repeating pattern?

timely, wasn´t it?

make your research my friend.

note: you know me.

Fact Finder disse...

lo and behold, kay bee!
i am a buyer as long as i see the covered-call crowd around. :)

Vinícius Castanheira disse...

"Eppur Si Muove"
grata surpresa tive eu,
com esse título, como diria certa Aquilae, coisa de fidalgo mesmo rsrs

De lambuja ainda explica, no vernáculo, que o Genial Toscano Autor é o autor e que a incredulidade é a conexão.
M.by.F.F. é ou não é cultura?

curioso q hj mesmo Marty Chenard postou algo muito parecido com o post do seeking alpha que vc comenta aqui:

http://www.stocktiming.com/Thursday-DailyMarketUpdate.htm

já conhecia o site acima? fica muito abaixo da sua blog list aqui elencada?

Fact Finder disse...

Posidone, chartwatchers não precisam ser ignorantes. :)

Legal. Conheço o Stock Timing. É até meio antigozinho. E fiquei surpreso com o layout bem atraente da homepage. Há alguns anos o site era um horror...E os comentários dele tb melhoraram. Antes se limitava a dar sinais baseados em seus proprietary indicators.

"Stay focused ... don't let the news mix up your thinking." Exato! Só a confiança em um trading system é capaz de manter-nos inexpugnáveis. It takes seasoning!

Anônimo disse...

1-Fact disse: "i am a buyer as long as i see the covered-call crowd around. :)"

Quando notar algo diferente, bote um "poste" (by aguia) para a gente não deixar passar em branco.

Continue com os seus excelentes "postes". Tenho sempre passado por aqui. Às vezes eu deixo as minhas digitais, mas é um procedimento raro. Não leve a mal as minhas brincadeiras.

2-Embora um long term bear (eu não opero esse horizonte), tem uma coisa que me intriga no curto prazo. É bullish e me desconcerta.

O ibovespa está tendo forças para superar a região de maior volume da história (bote ênfase nisso) de nossa bolsa.

A última vez que eu vi isso, eu não respeitei (embora soubesse de sua importância), e devolvi 3 meses de ganhos no short (em setembro de 2007), além de acrescentar um prejuízo que levei 3 meses para recuperar.

"so i have learned the hard way" a respeitar esse sinal.

No entanto, quero ressalvar que as implicações desse sinal bullish é de curto/ médio prazo apenas. Vide o que aconteceu em agosto a outubro de 2007 (antes o maior volume da bolsa foi registrado em ago/07)

bottomline: essa alta poderá surpreender muita gente e até eu mesmo;

Pelo que eu me conheço, eu não tenho dúvidas que eu sairei, involuntariamente é claro, da festa muito cedo, devido ao meu sentimento negativo de longo prazo.

Algumas coisas que o meu estômago não aceita (as tais nuvens negras, coisa mais de fundamento macro do que de price action)serão as responsáveis pela minha retirada prematura que eu antevejo.

KB

Fact Finder disse...

Enquanto tiver cullones e algum tempo vou escrevendo, caro KB. Tks pela deferência (certamente exagerada).

"80% of newsletter writers think that we will retest the lows in the stock market. Until that number changes dramatically, we will move higher."

Sentiment deve ser sempre visto à luz dos technicals, como vovó dizia. Deverá haver um trigger para desarmar a armadura dos bears. Pode até ser uma breve parabolic trend.
My eyes are wide open. :)
[]s

Samuel Ramos disse...

é isso aí

por sinal, nessa história é muito melhor fazer tal qual o copérnico, que estava certo o tempo todo e ficou na dele para não problema com os hômi (iglesia)

já o galileu quis botar contra o rally eppur si muove e pegou uma cana domiciliar, o que é coisa pouca considerando o que fizeram com o perma bear giordano bruno: assaram os cara mais do que os livros da goldman
hehehe

KB,

invadi teu database e copiei o que vi no meu site, dá uma bica lá

abrass procêis

Vinícius Castanheira disse...

Mr. F.F.

Esse site, semana após semana, me surpreende pelo crescente montante (há tempos já vultoso) de posts que ensejam, além da leitura, con muchísima margen, zelosa compilação como tenho feito.

Devo ser apenas mais um de numerosa e grata "silent majority" que escreve pouco (for knowledge handicap, I would guess), mas sempre que pode vem ler e aprender (M.by.F.F. n T.I.B.)

Quem sabe assim consigo reduzir my (performance’s enemy) dumbness.
That old story: Hope is the last to die rsrsrs

Vinícius Castanheira disse...

"80% of newsletter writers think that we will retest the lows in the stock market. Until that number changes dramatically, we will move higher."


Já tentei no google sem aspas e "dji um montchi kié jeitchu" mas não apareceu a fonte. Maybe would you mind giving us a clue, please? :)

Fact Finder disse...

P., adquiri um produto em um site de finanças e ganhei um free trial do MarketDirection.net. O material, acredito, não deve estar aberto a mecanismos de busca.

S/ o MFF...sempre senti falta de um espaço em que pudesse registrar minhas impressões - longe do bullshit, do hindsight e do conflito de interesses -. O material disponível aos investidores em Pindorama se enquadra no mínimo em uma dessas 3 categorias.

Em suma:
Explicam o irrelevante, o que se passou ou o que irá garantir-lhes o emprego ou a remuneração mensal.

aguia disse...

PUTZ?!

K-RAI!!!

K-CILD'S!!!

a sombra deste poste que voce fincou nesta
merda desta praia esta parecendo mais um
Zoologico, Alex!...quanta FERA reunida, po^!

acrescentar, U Q???!!!

ah, sim...lembrei-me:

MADEIRA!!! vai cair!!!

Fact Finder disse...

Amigo Akilino, certamente esse "poste" ficou no Top5 em matéria de contribuições. Agradeço aos participantes. :)
[]s
PS. Estarei meio atolado em outros afazeres hoje e amanhã.

Seagull disse...

FF & friends

Meu maior ceticismo em relação à continuidade desse (bear market?) rally é a real situação dos bancos.

Viabilizando ou não a participação do Governo nestas instituições, seus balanços foram turbinados, como mostra de que ainda haveria esperanças do sistema financeiro não sucumbir por completo.

A questão dos ativos-tóxicos ainda mal contabilizados pelos seus preços de aquisição (em detrimento do valor de mercado) permanece nebulosa.

Se instituirem as parceiras publico-privadas e levarem a leilões estes ativos (?), a precificação será outra. E os números terão que ser apropriados. Tanto que os próprios bancos se mostraram interessados em entrar neste rolo. Recomprar aquilo que já detêm em carteira, mas repassando o risco para o governo seria um GRANDE negócio.

Enfim, recuperem ou não a economia, o mercado já deu um sinal de vida. Até onde, e por quanto tempo, esta fase vai continuar, não importa para quem faz um acompanhamento estreito das oscilações na renda variável.

Mais uma vez, assim como entrei um pouco antes do fundo (até então) nos 30k do Ibovespa, vou colocando minha viola no saco com alguma antecedência.

Lugar de lucro é no bolso, ainda mais em épocas difíceis como esta, onde a volatilidade pode nos fazer devolver rapidamente - em questão de dias - os ganhos "suados" de vários meses.

E mesmo fazendo uso de trailling stops, não existe garantia de que estaremios livres de outros violinos. Na pior das hipóteses sempre haverá chance de uma reentrada.

Abs ^v^

Fact Finder disse...

Mais uma pro harém de artigos da série "Seus Problemas Acabaram...":

http://www.traders.com/Documentation/FEEDbk_docs/2009/05/Manley.html