DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

domingo, 26 de abril de 2009

Investor Evolution

[A tabela (de 20/abr) acima - retomando a idéia da postagem anterior - mostra como Cemig PN exibiu performances abaixo da média do Ibroxespa e do Índice do Setor Elétrico de maneira significativa. Em situação diametralmente oposta, vêem-se as ações da Terna. Charts never lie.]

Até meados da década de 90 as editoras usavam basicamente marketing direto via correio convencional. Minha caixa-postal vivia entulhada. Importei meu primeiro livro de finanças nessa época. Era o clássico "A Random Walk Down Wall Street" do Dr. Melkiel. Uma certa ironia do destino porque hoje sou totalmente avesso à idéia de que seja impossível operar o market-timing. Se o leitor acredita que a performance ridícula de Cemig PN e fantástica de Terna tenha sido aleatória, recomendo fortemente a sua leitura.

O primeiro livro que li sobre TA foi um bestseller de Toni Oz. Tentei utilizar setups mencionados por ele em 99 e 00. Nada funcionava. E pior...só prejuízo. Comprava...caía. Estopava...subia. Nessas horas a maioria diz: "esse negócio não funciona!" Hoje em dia, depois que assimilei a natureza dessa filosofia de investimento, vejo que é possível encontrar a fundamentação da AT inclusive no nosso dia-a-dia. Um exemplo: às vezes faço uma brincadeira quando vou sozinho a shoppings. Escolho uma loja diante da qual não existam pessoas. E começo olhar a vitrine. Aposto que em no máximo um minuto haverá pelo menos dois ou três curiosos olhando-a comigo. Assim que dou as costas e vou embora. A platéia se desfaz. Façam essa experiência, de preferência com o shopping mais vazio.

Ao longo dos anos procurei entender por que certos setups não funcionavam. Essa é a grande vantagem do que se convencionou chamar trading, segundo o Dr. Steenbarger. Fornece ao investidor um aprimoramento intenso ao longo da curva de aprendizado. O feedback é rápido. O termo "rápido" deve ser posto sob perspectiva. Estamos falando de alguns anos. Da minha experiência, acho extremamente difícil que um neófito bata o mercado do zero e sem ajuda externa em menos de 5 anos.

De um tempo para cá, tenho procurado estudar a influência dos aspectos sazonais do mercado ao meu trading system (TS). Leia-se, a influência que os seasonals têm sobre ele. Minha abordagem tem sido cada vez mais minimalista. Tenho procurado as grandes oportunidades e não ficar perdendo tempo com ruídos no price action. Perder tempo para mim é acompanhar upticks e downticks a esmo, catando ganhos de frações percentuais.

Só a título de informação...um grande seasonal foi desbancado ano passado. Anos pré-eleitorais nos EUA vinham sendo positivos desde 1939(!). Esse track record incontestável caiu de maneira traumática. Não é razoável supor que parte do mercado mantinha-se totalmente long por causa do ganho "certo"? Esperem um conceito estar bem sedimentado para que caia em desgraça. [Toda informação assimilada pelo mercado será - nas melhor das hipóteses - medíocre.]

2 comentários:

Samuel Ramos disse...

"Toda informação assimilada pelo mercado será - nas melhor das hipóteses - medíocre"

frase de pôster

e para sorte da maioria dos professores e analistas que vivem de hindsight, ela não é compreendida pelos novatos no mercado
hehe

sds!

Fact Finder disse...

...e por muitos também que não são nem tão novatos assim, S.
Deve haver um componente genético em certos grupos de pessoas que a tornam vulneráveis a esse tipo de assédio, independente do tempo de janela.
[]s