[A tabela (de 20/abr) acima - retomando a idéia da postagem anterior - mostra como Cemig PN exibiu performances abaixo da média do Ibroxespa e do Índice do Setor Elétrico de maneira significativa. Em situação diametralmente oposta, vêem-se as ações da Terna. Charts never lie.]
Até meados da década de 90 as editoras usavam basicamente marketing direto via correio convencional. Minha caixa-postal vivia entulhada. Importei meu primeiro livro de finanças nessa época. Era o clássico "A Random Walk Down Wall Street" do Dr. Melkiel. Uma certa ironia do destino porque hoje sou totalmente avesso à idéia de que seja impossível operar o market-timing. Se o leitor acredita que a performance ridícula de Cemig PN e fantástica de Terna tenha sido aleatória, recomendo fortemente a sua leitura.
O primeiro livro que li sobre TA foi um bestseller de Toni Oz. Tentei utilizar setups mencionados por ele em 99 e 00. Nada funcionava. E pior...só prejuízo. Comprava...caía. Estopava...subia. Nessas horas a maioria diz: "esse negócio não funciona!" Hoje em dia, depois que assimilei a natureza dessa filosofia de investimento, vejo que é possível encontrar a fundamentação da AT inclusive no nosso dia-a-dia. Um exemplo: às vezes faço uma brincadeira quando vou sozinho a shoppings. Escolho uma loja diante da qual não existam pessoas. E começo olhar a vitrine. Aposto que em no máximo um minuto haverá pelo menos dois ou três curiosos olhando-a comigo. Assim que dou as costas e vou embora. A platéia se desfaz. Façam essa experiência, de preferência com o shopping mais vazio.
Ao longo dos anos procurei entender por que certos setups não funcionavam. Essa é a grande vantagem do que se convencionou chamar trading, segundo o Dr. Steenbarger. Fornece ao investidor um aprimoramento intenso ao longo da curva de aprendizado. O feedback é rápido. O termo "rápido" deve ser posto sob perspectiva. Estamos falando de alguns anos. Da minha experiência, acho extremamente difícil que um neófito bata o mercado do zero e sem ajuda externa em menos de 5 anos.
De um tempo para cá, tenho procurado estudar a influência dos aspectos sazonais do mercado ao meu trading system (TS). Leia-se, a influência que os seasonals têm sobre ele. Minha abordagem tem sido cada vez mais minimalista. Tenho procurado as grandes oportunidades e não ficar perdendo tempo com ruídos no price action. Perder tempo para mim é acompanhar upticks e downticks a esmo, catando ganhos de frações percentuais.
Só a título de informação...um grande seasonal foi desbancado ano passado. Anos pré-eleitorais nos EUA vinham sendo positivos desde 1939(!). Esse track record incontestável caiu de maneira traumática. Não é razoável supor que parte do mercado mantinha-se totalmente long por causa do ganho "certo"? Esperem um conceito estar bem sedimentado para que caia em desgraça. [Toda informação assimilada pelo mercado será - nas melhor das hipóteses - medíocre.]
2 comentários:
"Toda informação assimilada pelo mercado será - nas melhor das hipóteses - medíocre"
frase de pôster
e para sorte da maioria dos professores e analistas que vivem de hindsight, ela não é compreendida pelos novatos no mercado
hehe
sds!
...e por muitos também que não são nem tão novatos assim, S.
Deve haver um componente genético em certos grupos de pessoas que a tornam vulneráveis a esse tipo de assédio, independente do tempo de janela.
[]s
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