DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Bullshits Never Die

Abaixo do título do blog fala-se em "no bullshit". Afinal, no que consiste esse termo peculiar? Na minha simplória concepção, bullshits são todas as razões possíveis, segundo o vulgo, que determinam o price action de determinado ativo em determinado timeframe. A mídia financeira tem predileção pela daily bullshit. No final do dia os "estudiosos" sempre sabem por que determinado ativo se comportou de certa maneira. Há uma outra espécie chamada cyclical bullshit. Tipicamente é nesta em que aquela conversa do "descolamento" dos EMs se enquadra, depois de rallies. E aquela do "eu-sabia-que-não-havia descolamento", depois dos crashes.
Minhas divagações de junho mostram claramente como as análises se modificam à medida que o price action progride. [Como diz Oliver Velez, é mais fácil saber onde estaremos daqui a alguns dias que daqui a um ano.] E dificilmente serei surpreendido por um fato relacionado ao risco sistêmico dos mercados. As análises baseiam-se na força do momentum e no sentimento da manada. Momentum abatido rima com complacência, pânico ou ganância do vulgo. Distinguir o relevante do irrelevante leva uns bons anos. Saber reconhecer uma bullshit também. A literatura ajuda, mas uma certa inteligência emocional (detachment) não pode ser negligenciada. Há gente cujo cérebro foi severamente inutilizado pelo dia-a-dia racional que não dispensa uma bullshit (de um Ministro de Estado, de um Dotô Economista, de um CEO, de um ANALista, etc). A esses só resta a abordagem do fundamentalismo ortodoxo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Fact,
é interessante que quase diariamente tem saído notícias favoráveis ao Brasil, publicadas no Financial Times, mostrando os bons fundamentos e como o país está preparado para não sofrer tanto com a crise.
No mesmo dia a gente lê que a arrecadação caiu e está 60 bi abaixo do previsto e que será necessário cortar despesas (salários e pessoal, não! PACtóides).
Assim como tem as pessoas físicas, devem ter os "estrangeiros" tardios, buscando participar da festa do emergente.

Fact Finder disse...

Existe uma lenda - talvez derivada do conhecido "complexo de vira-lata" - que sugere serem os habitantes dos países desenvolvidos mais capazaes e espertos que nós. Nos mercados todos se comportam da mesma maneira. A única diferença é a conta bancária. A deles tem mais. Daí conseguem jogar o preço dos ativos para onde quiserem.

Anônimo disse...

Eu tenho uma dúvida simples: quem são os estrangeiros?

Por exemplo, o Nahas que nunca se naturalizou brasileiro e opera (também) aqui é estrangeiro, certo?

Ou não?

De qualquer forma alguém já pegou o montante negociado por estrangeiros, dia a dia, saldos acumulados na semana ou mês para perceber que o volume declarado é insignificantemente insignificante perante o volume total negociado em nossa bolsinha (exceto BMF, é claro)?

Mas, o Nahas, só como um exemplo, pois como ele há muitos outros, é estrangeiro ou não afinal de contas?

O que quero dizer é que o termo estrangeiros é outra bullshit perpetuada.

Leo disse...

Bull market shits never lie...

Coincidir o topo dessa leva com a segunda tri-fásica, como vc falou, não é mera coincidência. Serão os tubarões se alimentando? he he

Fact Finder disse...

"Saldo de investimento estrangeiro" é uma bullshit muito popular. Tem muito apelo nos jornais televisivos da Rede Bobo. Conheço gente que há anos a acompanha com orgulho, mês a mês.

Samuel Ramos disse...

se tirar o bullshit, o que sobra nos reports de corretoras e bancos?

sobre as negociatas dos gringos, tenho uma opinião diferente e acompanho tal tema

mas obviamente que não o faço pelo jornau nacionau

Fact Finder disse...

S., considero "saldo gringo" bullshit na medida em que esse fluxo é incapaz de exibir qualquer efeito leading nos preços. É apenas coincidente. [Mas se você conseguiu utilizar rocket science para extrair algo de útil desses números, hats off to you.] :)

Samuel Ramos disse...

entendi seu comentário

o saldo per se não diz muito mesmo, e nesse ponto concordo: sair comprando ou vendendo só porque o saldo é x ou y é uma imbecilidade

porém, há uma correlação forte entre a movimentação e o price action, embora ela seja mesmo - como disseste - coincidente

para mim esse dado é bastante útil e já serviu em alguns momentos até de leading
hehe