DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Frustration Sets In

A frustração se abateu sobre o mercado. Poucos são passageiros desse rally, posto que se antecipava ansiosamente uma reversão - personalizada pelo H&S - que não veio. A maioria dos bulls ainda espera um pullback, que ainda não apareceu, para assumir posições compradas. Quem está fora não entra e quem está dentro não sai. Os felizardos que assumiram posições long [mesmo sem saber por quê] estão com a única feliz tarefa de ir ajustando stops para cima. Só pra lembrar: No ano passado, um breakout parecido chamou todos compradores - junto com o investment grade de Pindorama - só para assistirem ao maior bull trap dos últimos anos. Quem comprou aquele breakout ainda nem saiu do "buraco".

O adágio do mercado diz que history repeats itself. Mas não exatamente da mesma maneira. O SPX ultrapassou hoje os 1,000, área de grande concentração de contratos em aberto. A sabedoria popular desaconselha, por precaução, compras nessas regiões. Mas isso não quer dizer que não possa continuar subindo. Um fechamento acima de 1,000 ainda é insuficiente para assumir rompimento. Fato curioso que persiste nesse rally maior, iniciado em março, é a baixa volatilidade. Isso no médio prazo é fator de cautela adicional.

17 comentários:

Investidor Pessimista disse...

fact, este post está brilhante.. um dos melhores desde que virei fregues do seu buteco.
Que pena que perdi este rally
Vamos ver se o velho ditado de vender ao som dos violinos se segura neste environment... tá tudo muito bullish.

abraço mike
www.valeinvestor.blogspot.com

Maria disse...

Eu fiz uma comprinha lá pelos 48k. Pequena, pois temia o "oco". Tanto quanto gráficos, analiso a questão da economia real, que dá sinais de melhora pelo mundo todo. E se todos "acreditam", ou sonham, ou desejam uma recuperação da Economia, não tem gráfico que impessa os investidores de comprar. hehe... Já tinha visto esse filme antes...

Anônimo disse...

Rompido o caixote, diria que o objetivo, curiosamente coincidente com um toque superior no canal de alta de médio prazo, estaria por volta de 1040 (+3,8%) e 9570 (+3,1%), respectivamente para o SP500 e Dow Industrial, em relação ao fechamento de hoje.

Se vai lá ou se vai lá e segue subindo eu não sei.

Mas são minhas projeções pessoais.

A última vez que o IFR destes índices estiveram no patamar em que se encontram foi em 2004 e daquela vez, após uma chacoalhada continuou em frente por mais 4 anos, hehehe.

O IFR nestes níveis não significa que vai cair mas, sem dúvida, representam um risco altíssimo para novas posições de compra, se considerarmos inclusive os níveis de oferta nesta região e o traçado coincidente.

Só giro mesmo e olhe lá!

Fact Finder disse...

1. Mike, meu conselho para os technicians é que pensem de maneira não convencional. Da minha leitura atual, tenho argumentos para apostar que ao rally se seguirá um trading range irritante. O pullback será mais um moivo de frustração;

2. Maria, no curto prazo economia real e price action não andam necessariamente em sincronia;

3. A., daí minha idéia de que compras sejam arriscadas, de acordo com nossa ótica convencional. Para mim, o benchmark são os 1k no SPX. Se ignorar, vamos bem mais. Se não, espere um trading range irritante para os momentum players.

Anônimo disse...

Prezados

Pelo meus estudos o IBOV vai aos 72-74 mil neste mesmo ciclo atual de alta. Uma derrapadazinha aqui outra ali, mas há montanhas (trilhões de verdinhas) de grana procurando uma boa roleta.Quem viver, verá. Mas peço o crédito desta previsão audaz.

Maria: impeça é melhor que impessa. Vc deve ser jovem, bonita, tá perdoada!

Anônimo disse...

Fact, pegando o gancho ai do anonimo "trilhões de dolares", te pergunto qual tua opnião sobre a soma: trilhões de grana + moeda fraca + proibição de posições short....e mais umas coisas ai que vc lógico enxerga......

pergunta: Eh possivel hj o mercado lah engatar uma baixa na situção acima?

saude e paz

Fact Finder disse...

What an anonymous author would need credits for? :)

Fact Finder disse...

O que foi proibido, segundo soube, foi o naked short selling? Havia papel com mais volume alugado que o próprio free float(!) Em Pindô - e agora nos EUA - só é possível shortar se você alugar o papel primeiro.

No mais, nunca se conseguiu comprovar que o nível de short interest seja intrinsecamente bullish ou bearish...

Maria disse...

EXCELENTE OBSERVAÇÃO!
"...há montanhas (trilhões de verdinhas) de grana procurando uma boa roleta."
Isso explica a falha no oco!

Anônimo disse...

Pois eu duvido que o Ibovespa vá aos 72-74 mil tão cedo novamente.

Nem nesse movimento e nem tão cedo.

E também quero os créditos pela ousadia, hahaha.

Falando sério agora, nada ainda em termos de reação de preços, mas, de uma maneira geral os mercados começaram a perder momentum e apresentar algumas pequenas divergências baixistas.

Assim como antes desta última arrancada altista também apresentaram pequenas divergências altistas.

Está faltando um pouco de "volatilidade" no pedaço.

Vamos a elas então ...

Anônimo disse...

Ahhh ... sobre as verdinhas, que o mundo não quer mais como outrora, se a tinta verde com que são pintadas forem pagas com elas mesmas, as fábricas de tinta estão tendo forte prejuízo, hehehe.

Se tivesse fábrica de tinta verde, aceitaria pagamento em qualquer coisa, até mesmo bananas, exceto em US$, hehehe.

Ou, em outras palavras, as notas de US$ valem mais se forem recicladas como papel do que como papel moeda!

Fact Finder disse...

EMs nitidamente perdendo momentum mais rápido que US equities mkts.
Essa leg up precisa de um descanso.
Não acredito que tenhamos SPY e Qs acima de 100 e 40, respectivamente, no fechamento de sexta.

Maria disse...

Ué.
Mas 72-74k tá tão pertinho...
E vamos às apostas;
Não vejo motivo pra cair, que não seja ajustes técnicos.
Ah, bom... Algum motivo seria o déficit americano, outra crise nos mercados de crédito, causada por problemas bancários etc, etc, etc. Limitação dos negócios com mercados futuros etc, etc, etc...
Como disse o "Anônimo", acredito que os apostadores de roleta continuarão apostando nos emergentes. hehe...
(O blog virou chat hoje)

Investidor Pessimista disse...

Ih gente este papo de boteco é bom pra descontrair mas o mercado faz o que quer e é impossível, no meu entender , processarmos este volume monstruoso de variáveis e chegarmos á alguma conclusão factível de ser aproveitada nos markets.
perguntem pra tropa que shorteou no acionamento do oco ( isso que o oco, me corrijam se estiver errado, é um dos padrões com mais reliability da análise técnica, diz o livro do Bulkolswi sobre estatística de padrões gráficos )

Acredito apenas em cenários com probabilidades um pouco maiores de ocorrer, e só no sentido bem macroeconomico da coisa, medium term.

Admiro quem consegue fazer análises e " treidar " elas com lucros consistentes.

Só me restou como a ultima fronteira mitológica a ser derrubada as operações com ganhos de " time premium ", menos direcionais
abraço mike
www.valeinvestor.blogspot.com

Anônimo disse...

Fact, agradeço a resposta/comentario


saude e paz

Anônimo disse...

Na verdade a tropa de profissionais que venderam no acionamento do oco, como já comentado, zeraram e viraram a mão, no exato instante em que o índice voltou pra cima.

E nem foi uma tropa tão grande assim, haja visto o volume.

A tropa verdadeiramente grande (recorde de pessoas físicas) comprou no topo histórico, continuou comprando durante algum tempo e, quando caiu a ficha, a partir de algum momento, começaram a torcer pra voltar.

E a torcida permanece até hoje.

Fundamentalmente o expurgo financeiro não foi completado e não é que não haja motivo para cair. Na verdade não há motivo para subir.

Mas como o mercado faz o que quer seguimos apenas as ondas.

Investidor Pessimista disse...

anonimo, realmente não dá p comparar o volume de gente que comprou IBOV no TH com o que vendeu no OCO... apesar de ter minhas dúvidas com relação á este link de volume = representatividade de pessoas , por diversas razões que posso explicitar em outro momento; usei o exemplo da tropa para mostrar meu ponto de vista sobre a labuta de tentar prever o mercado, e este bear trap foi íncrível !!

Muita gente que respeito no mercado ( John Murphy, Art Cashin, e uma 'tropa" de analistas respeitados) davam como favas contadas o cenário bearish nos US..

Se quem vive disto erra tanto.. o que esperar de nós ao tentar prever a besta? - presumo que , como eu , nao viva fulltime do mercado -

O Art Cashin ( da CNBC ) coitado,
Ttá falando desde o fundão de março que " agora corrige ".. Já o Jim Cramer que tambem é bem famoso - apesar de não gostar das suas opinioes - 1 semana antes do Bear Sterns falir ele estava em seu programa recomendando compra.. Acabou com a carreira dele....
Vou postar no meu blog hoje o vídeo que fala disto... entra lá....
Um abração Mike
www.valeinvestor.blogspot.com