DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

2 + 2 = 4...or 5...or 6

Nesse tempo de existência do MFF recebi pelo menos uns três emails de leitores que vociferavam sua incredulidade diante de movimentos discrepantes entre mercados que historicamente tem guardado alguma correlação negativa. Devo ressaltar, no entanto, que essa é uma área bastante dinâmica. Vejam, por exemplo, a curiosa correlação negativa que se estabeleceu entre o Dollar Index e equities em Wall St. até dezembro do ano passado. Como sói ocorrer, os que inicialmente percebem a estrutura do mercado lucram bastante. Quando tornou-se de domínio público essa associação inversa entre USD e SPX, ela desapareceu. E novas correlações se estabelecem em um ciclo interminável. Nas palavras de Mark Douglas, o mercado não tem fim nem início.
A correlação mais noticiada até recentemente foi a vista entre os metais preciosos (notadamente o ouro) e equities. Com relação ao nobre metal, quem me segue percebe que comecei a analisá-lo ano passado em uma época em que a mídia se ocupava de assuntos mais interessantes. Minha última postagem sobre ouro deixou claro meu desânimo em relação a posições compradas. Aquele padrão "cup-and-handle" se deformou pelo excesso de bullishness. A  segunda parte dele (a da "asa da xícara") parece ter se transformado em algo que fez lembrar uma "cunha de baixa". Curiosamente nessa mesma época o renomado analista Denis Gartman "previu" um movimento parabólico para o metal. Essa semana reapareceu na CNBC para dizer que havia falado uma "coisa estúpida".  Jamais pensem ser impossível presenciar um selloff no Euro e em metais preciosos ao mesmo tempo
Lembro que no final da década de 90 a mídia ignara em inúmeras ocasiões atribuía um selloff em equities a eventual alta no preço do Crude Oil na NYMEX. Hoje a mesma mídia  percebe exatamente o inverso! Acho que parte dos estudantes dos mercados tem mais a ganhar com o estudo do price action do ativo em foco que com elocubrações exageradas entre diferentes classes de ativos. Não há atalhos nem indicadores "infalíveis".

6 comentários:

Investidor Pessimista disse...

fact, long time no see;

Sobre correlações nos mercados, a base fundamental do meu modo de operar, quebrei a cabeça por vários anos para identificar os motivos que levam as correlações a variarem muito de tempos em tempos ( de -1 para +1 ) a teoria diz que os yields dos treasuries seguem os equities, (mas tem hora que não); que ouro é um hedge contra inflação,( mas tem hora que não ) e por aí vai a lista de em torno de umas 20 correlações importantes que sigo. Depois de me ferrar muito, cheguei a conclusão: impossível prever se uma determinada correlação estara ' funcionando ' em determinado período de tempo. O que faço é avaliar se estas 20 estão ' onde deveriam estar '; se seguem seu script " normal " ' histórico" caso sim, seus sinais estao poucos conflitantes e podemos operar seguindo a expectativa de alta ou baixa indicada

Exemplo de um cenário de brigadeiro para comprar bolsa no brasil: treasury yields subindo, yen caindo, dollar index estavel ou caindo, commodities estaveis ou subindo, emerging currencies ( australia, canada, real , etc ) estaveis ou subindo frente ao dolar, yield curve sem estar invertida, corporate bond high yield tendo melhor performance relativa que o low yield/aaa, GS Industrial Metals subindo ETC. etc .. etc.. Se digamos todas as variáveis estão " encaixadas ' sinalizando um mercado de alta para equities, a confiança em comprar é grande; a medida que as variaveis vão " saindo " do cenário padrão , menos exposição ao risco, elevação dos cash levels.

Hoje o Pring mandou um flash alert dizendo que nao teremos double dip.. hehehe, será?
vou te mandar o arquivo..
abraço,

22 de julho de 2010 22:41

aguia disse...

magnus masgister ALEXANDER alexandrorum:

bolseta delenda est.

não me canso, desde a primeira vez que o li (mesmo que em outra praia com porcada, digo, conspurcada, aliás digo com porradas e mordidas titulares raivosas e pretenciosas... ôps?... o que é mesmo que eu estava querendo lhe dizer?!...); AH, SIM... de lá pra k nunca me cansei de guardar as suas pérolas que como outras, dos meus raros amigos, tornaram o meu humilde cofrinho numa verdadeira Arca do Tezouro (by I. Jones, rs).

e repito:

C mostra o pau e mata a jarra de jaca,

digo, a jararaca.

()

Fact Finder disse...

1. Oi, Mike. Suspeito que esse cenário ideal para equities no Brasil deva ocorrar de 30 em 30 anos. Concorda? Na maior parte do tempo você pode ter metade desses indicadores em conflito. Por isso, os technicals de maneira geral, a meu ver, tem mais relevância na formação de convicção das operações.

2. Akilino, ainda bem que tem uma meia dúzia que ainda me lê esses anos todos. :)

Investidor Pessimista disse...

Concordo que ter todos alinhados e praticamente impossivel. Mas acima de 80% ta bom. Veja agora, no mercado atual, so os yields quebraram e a china perdeu suporte meses atras. O restante dos indicadores ainda estao em suportes ou proximos deles..... Nao apostaria ate. O momento num cenario bearish. Abraco

Casa de Trade disse...

Olá.

Não sei se compreendi direito. Haverá uma apresentação em SP?
Gostaria de mais detalhes, caso seja aberta ao público em geral.

Att

Thiago Z

Fact Finder disse...

Apenas uma apresentação está prevista, Thiago. A programação foi baseada em enquete colocada no MFF.
Será aberta, mas não gratuita.
Por opção minha, não haverá patrocínio de instituição financeira.
Maiores detalhes serão divulgados em momento oportuno. abs.