DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Fear Stronger Than Greed

Sabe-se que os preços livremente negociados, via de regra, caem mais rápido do que quando sobem*. Tal circunstância corresponde às características da reação humana. O medo é sentimento mais poderoso que a ganância. Sempre foi e sempre será. Não por acaso fundos levam mais tempo para se formarem que topos.

Daí "V-type bottoms" são ocorrências pouco comuns. No entanto, a força dos emerging markets (EMs) nos últimos anos produziu esses padrões raros de reversão (na direção da tendência primária) em uma seqüência impressionante (vide ADR de Vale, p. ex.). A título de curiosidade: A quarta reversão em "V" parece que não irá ocorrer, posto que já se percebe nitidamente um higher high e um higher low em andamento. Cada uptick ou downtick nos diz algo. Cabe ao operador interpretá-lo.

* Nota: Em termos estatísticos tenho alguns números. Mas como não me recordo do autor do estudo prefiro não mostrá-los.

2 comentários:

Anônimo disse...

Falando de VALE5, hoje 27/6, ela tem apenas 2 caminhos:
Utiliza-se dos aproximados 46,00 como suporte e vai para um repique ou tudo aquilo desde 16/6 é uma Bandeira de baixa (que seja um Retângulo intermediário, o nome não importa) que, se rompida, nos proporcionará novas e
"surpreendentes" quedas.
A ver ...
A propósito, enviei hoje um e-mail para o trio mocotó, hehehe

Fact Finder disse...

Exato, S. Rio no WEAKly encontrou forte resistência no antigo suporte (rompido) na faixa 37-38 anteontem. Se pintar uma leg lower será forte por causa da falta de retracement nessa queda já expressiva...