DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Oscillators 101 - Rio (15 min)

Osciladores não funcionam em mercados em tendência (trending market), gentlemen. Percebe-se isso no lado esquerdo do chart. Por outro lado, o Estocástico deu sinais eficientes de compra e venda de Rio (ADR Vale) no lado direito em um mercado de lado (trading market) contido entre 39,50-41,00.

Neófitos em technical analysis o que fazem? Usam osciladores em mercados de volatilidade crescente. E acabam concluindo que não funcionam (!?). Of course! Então a partir de quando passam a funcionar? Essa resposta está relacionada ao nível de volatilidade no timeframe examinado. Volatilidades altas ensejam consolidações. Baixas, início de tendências. Tipicamente o que pode ser alta para papel A não é para B. Daí a necessidade de especialização do operador. Antes de terminar, uma observação: Não haverá nenhum indicador milagroso que irá funcionar a qualquer tempo. Mas, claro, os vendedores de revistas, livros, cursos e newsletters lhes dirão o contrário.

2 comentários:

Prof. Lafayette disse...

Fact, legal seu comentário. Eu mesmo, em meus tempos de aprendiz de AT, tentei usar osciladores pra determinar compra e venda e geralmente, o sobrecomprado (p.ex. IFR) só fazia ficar ainda mais sobrecomprado... um ou dois dias de pequena queda, em seguida, o papel continuava subindo, e o IFR cedia brutalmente...

1. O MACD se encaixa na mesma categoria, certo?

2. O que eu poderia usar pra descobrir se um determinado papel está com ou sem tendência?

Ah, sobre o post de ontem. A maioria dos operadores usa "long term" como "último prazo em que eu lembro de ter ganhado dinheiro" :-)

Fact Finder disse...

1. Nope. O MACD (pronunciado /mak-dee'/ pelos yankees) é um indicador de tendência. E, por isso, é adequado a trending markets;
2. Isso pode ser feito visualmente ou por um indicador de volatilidade. O Mov. Direcional (ADX) - muito utilizado por soft gráficos gratuitos - é adequado para isso. ADXs inferiores a 20, p. ex., mostram ausência de tendência.