
Neófitos em technical analysis o que fazem? Usam osciladores em mercados de volatilidade crescente. E acabam concluindo que não funcionam (!?). Of course! Então a partir de quando passam a funcionar? Essa resposta está relacionada ao nível de volatilidade no timeframe examinado. Volatilidades altas ensejam consolidações. Baixas, início de tendências. Tipicamente o que pode ser alta para papel A não é para B. Daí a necessidade de especialização do operador. Antes de terminar, uma observação: Não haverá nenhum indicador milagroso que irá funcionar a qualquer tempo. Mas, claro, os vendedores de revistas, livros, cursos e newsletters lhes dirão o contrário.
2 comentários:
Fact, legal seu comentário. Eu mesmo, em meus tempos de aprendiz de AT, tentei usar osciladores pra determinar compra e venda e geralmente, o sobrecomprado (p.ex. IFR) só fazia ficar ainda mais sobrecomprado... um ou dois dias de pequena queda, em seguida, o papel continuava subindo, e o IFR cedia brutalmente...
1. O MACD se encaixa na mesma categoria, certo?
2. O que eu poderia usar pra descobrir se um determinado papel está com ou sem tendência?
Ah, sobre o post de ontem. A maioria dos operadores usa "long term" como "último prazo em que eu lembro de ter ganhado dinheiro" :-)
1. Nope. O MACD (pronunciado /mak-dee'/ pelos yankees) é um indicador de tendência. E, por isso, é adequado a trending markets;
2. Isso pode ser feito visualmente ou por um indicador de volatilidade. O Mov. Direcional (ADX) - muito utilizado por soft gráficos gratuitos - é adequado para isso. ADXs inferiores a 20, p. ex., mostram ausência de tendência.
Postar um comentário