Nos mercados financeiros há uma coisa que sempre permeia os comentários de analistas, corretores, consultores, CEOs de empresas et alli. chamada conflito de interesse. Este surge quando a melhor orientação dada aos clientes vai contra os interesses da firma e, por conseguinte, contra o "bolso" do profissional. Em outras oportunidades sugeri maneiras fáceis de inibi-la. Difícil é implementar. Mas, claro, não há interesse posto que o mercado financeiro é o habitat natural dos maiores e mais classudos estelionatários do planeta (vide Wall Street).
O investidor de Pindorama pode ter uma exata noção do que falo ao assistir às entrevistas veiculadas por um conhecido canal de finanças, disponível em rede de TV por assinatura. A profusão de informações sem sentido e falaciosas é absurda. Em um dia um fato específico responde por altas. Nos dia seguinte, por baixas. E aqui ainda criticamos o finado Mad Money do Jim Cramer?! Jim falava abertamente "compre" ou "venda" aos traders, denotando o risco inerente das operações. Aqui os entrevistados abusam de mensagens subliminares cumprindo fielmente o roteiro prescrito pelos empregadores. "No longo prazo qualquer setor está muito barato." E daí? Até hoje nem eu nem Luiz Fernando Veríssimo sabemos onde ele fica. Hoje aprende-se mais sobre mercado bursátil na novela das 8 que lendo esse monte de lixo du jour travestido de notícia.
5 comentários:
Fact,
tem o comercial de uma corretora, que é um programa de previsão de tempo.
A moça do clima fala caiu e o câmera fica histérico gritando compra, compra, compra.
A primeira vez que vi essa propaganda, a Bovespa tava perto do 60 kilos.
Rapaz, bem lembrado. Vejo pouca diferença entre esse canal e o Shoptime. Diferem apenas na forma: em um tem um monte de bacana de terno.
FACT:
muitas vêzes me imagino voando lá no alto, acima do penhaskim, olhando, sorridente, o movimentos dos mercados acionários e das commodities... ouvindo sòmente o sôpro da brisa nas penas... que sensação linda... óh!... é simplesmente magnífico planar tipo assim!
BUT, na realidade, estou é sentado na minha velha cadeira, de frente para minha velha tv panasonic TH-42PX20 e assistindo o canal 58-Bloomberg, vendo êstes tais movimentos...
particularmente e vez ou outra, observando, também sorridente, e para o meu êxtase, os movimentos dos lábios dos comentaristas e eventuais autoridades, todos ligados ao MF.
... E AÍ, FICO "OUVINDO" O QUÊ ???!!!...
NADA, PÔRRA!!!... NADINHA, K-ÇILD'S!!!...
som desligado e a tv mudinha, of course.
( )
Fact, não se iluda com MF nem com Luis F. Veríssimo. PTista demônio encheu o saco dos gaúchos durante os 8 anos do FHC com um personagem FFHH. Nos 6 anos de mensalão do PT, dolar na cueca, eoutras mazelas nenhuma palavra, calado total.
Não leio mais este senhor.
1. A.,apenas ver akele canal não faz mal. Escutar é que é dose...
2. Bob, citei o LFV por causa de uma crônica muito boa que ele escreveu em 2000 chamada "O Longo", no qual brinca com a noção de longo prazo em Pindorama. :)
Postar um comentário