DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

2002 Lows: Bye-bye?

Hoje o SP381* fechou abaixo das mínimas vistas ao final do último bear market. Há uns dois meses esperava que um dead-cat bounce emergisse a partir desses níveis. Cheguei a comentar o fato no Trading In Blog. Pelo jeito muitos players esperavam o mesmo. E pagaram pra ver. Bem, eu não paguei. O price action de hoje nos mercados yankees - conjugado com o aumento do volume - mostra que muitos bulls crédulos foram forçados a encerrar suas posições com perdas.

Preços não têm respeitado suportes teoricamente fortes. Passam como se não existissem (!). Claro sinal de deleverage, no qual as posições devem ser desfeitas a qualquer custo. O mercado de bens de consumo de "supérfluos" (por assim dizer) tem sido um dos setores leading no selloff, um dos sinais de que o fundo do poço ainda é invisível. A prioridade - como disse - é preservar o capital, principalmente o mental. Infelizmente percebo que essa é uma idéia demodé. Vejo investidores de primeira viagem bastante agressivos no atual estágio. Oh boy...

O que mais tem me impressionado é a quantidade de analistas predizendo que o fundo vai ocorrer no ano que vem...no primeiro semestre, no segundo, ou sei lá quando. Essa convicção - que no fundo denota esperança - me deixa cada vez mais no campo bearish.

* Várias empresas do atual SP500 já não possuem market cap (uns US$5bi, se não me engano) para fazer parte daquele índice. E esse número de párias aumenta a cada semana...

4 comentários:

Samuel Ramos disse...

A cronologia dos 'analistas' é bem bacana: começou em 2006 na economia no 'goldilocks', depois foi o 'soft landing', o problema 'contido', o 'decoupling' e agora essa da recuperação ano que vem.

Não se pode dizer que eles não tem regularidade, né, erram com um grau de acerto incrível!

Samuel Ramos disse...

PS: Morri muito com essa do SP381!

D. Zezé disse...

"Não se pode dizer que eles não tem regularidade, né, erram com um grau de acerto incrível!"

Na mosca!

---------------------------------
"SP381"

Tbém morri de rir. Muito boa! Com tendências a cair "mais um pouquinho"...

Fact Finder disse...

1. S., hoje em dia estou jogando que nem o Romário. Fico só na banheira pra empurrar pro gol. Quem tem que correr é a bola não o jogador. hehehe

2. DZ., depois vou conversar com o Samuel pra ver se criamos o "picaretômetro". O instrumento mediria a quantidade de factóides largados pelos comerciantes e os dotô de bancos e corretoras. :)