DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Markets Still Playing Defense

Make no mistake. Apesar do rebuliço de setembro e outubro, o smart money ainda mostra-se coerente. A linha branca acima mostra o ETF Brazil (proxy do Ibov em USD). Até maio apresentou força relativa muito boa em relação aos outros mercados (vide proxies do NDX100 e do DJIA, p.ex.), incluindo o ETF Emerging Markets (EEM). Desde então entrou em rápido colapso, refletindo fielmente o selloff das commodities. Apesar da quicada corrente, continua com as maiores perdas no ano (year-to-date) e ainda é lagging. Tal fato sugere comportamento ainda nitidamente defensivo.

Pequeno followup: O chart acima é rico em informações. Uma delas é a que mostra perdas menores em 2008 para o nicho mais seguro dos mercados de risco: o das 30 empresas do DJIA (flight-to-quality). As perdas dos demais setores foram proporcionais ao seu risco, seguindo o padrão value-> growth, como se deveria esperar. Esse dado talvez choque alguns leitores que acham ser investimentos em blue chips de Pindorama um porto seguro. Questão de ponto de vista...o smart money acha que não é bem assim. Charts never lie.

5 comentários:

aguia disse...

Fact; um poema ao seu post:

mais uma vez, enfadonha reprise... e assim, os tubas, colaram a velha tese: 'vinde a mim os pequeninos pois dêles é o reino dos picos' transferindo aos sardas todos os seus micos.

incrivel que pareça, alguns patos já de saida, voando para longe, desta tal bolseta poluida; que êles estão dando, a impressão... a mim, parecendo presssentir, o efeito TRAMPOLIM.

rezemos que os pequeninos saiam do Titanic; isto sim seria penso eu uma coisa muito chic; pode ser a última chance, antes da derrocada final na praia e perda de liquidez na chamada

quando o pato, já desiludido e a tal imprensa e os tais comentaristas, alegres, tudo calado. e nem o tal otimista corretor diz mais 'pensa, calma...' e o pato diz afinal: 'vá a MERCADO!'

e é aí, quando o corretor,
sem aliviar... a dura dor,
diz: 'não tem comprador'.

( )

Fact Finder disse...

Que estrofes inspiradoras, Mestre Aguia Quintana. :)

Lafayette disse...

Lindos versos!

Anônimo disse...

Fact,

Ao invés de considerar apenas o ano de 2008, proponho que consideremos o início desta crise como sendo 16 agosto/2007,quando o DJIA estava a 12.845 pts e o IBOVESPA a 46.632.

Veremos, então, que, neste período, o percentual de desvalorização do IBOVESPA foi inferior à Matriz.

Em 04.11.2008 o DJIA fechou a 9.652(-33%) e o IBOVESPA a 40.254 (-15,8%, considerando o período antes apontado.

Não tenho o gráfico dolarizado para demonstrar, entretanto, neste caso, o dado é pouco relevante, pois em 16 de agosto de 2007 o dolar estava a R$2,12, quase o mesmo preço de ontem.


Era, por hora, o que me cabia ponderar...

Abraços,

Timbuka

Fact Finder disse...

Timbuka, o post se refere ao Ibov (US$). Partilho da sua opinião com relação aos "primeiros sinais". Veja no blog meus comentários pretéritos relativos ao price action de meados do ano passado.
[]s