DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Nobody Really Hitting The Panic Button...



Desculpem-me pelo lapso nos comentários, folks. Sometimes silence is gold. :)


Tenho comentado que na maior parte das vezes os mercados são dúbios. Mesmos technicians mais experientes em poucos momentos conseguirão ver indicadores (volume e breadth, p. ex.) e price action atuando em harmonia. Equity markets na minha opinião estão em território não mapeado com base na história das últimas décadas.

Não se percebe extremo de pavor nos players. Querem saber? Também não tenho explicação plausível para esse circunstância. Tomemos, a título de exemplo, dois tradicionais contrarian indicators similares: equity options [$CPCE] e total (equity+index) options [$CPC] obttidos na CBOE (Chicago Board Options Exchange). Diz que o put-call ratio obtido a partir das opções de ações (ticker $CPCE) reflete melhor o "dumb money", pois este é resultado das ações de small traders e investidores individuais. Os pros exploram mais as opções de índice (ticker $CPC). Os mercados aproximam-se dos lows de outubro último. Os topos - ressaltados pelas linhas amarelas - indicam que os retail investors estão mais exaltados com o price action, mas nada que caracterize extremo de pânico. Mercado difícil de ser operado...

9 comentários:

KB disse...

Os meus sofisticados e avançados estudos de psicologia XXXXX me indicam que 2 fatores explicam essa comportamento de paralisia cerebral da tchurma:

(a) a velocidade da queda desarmou toda a turma; (b)a vasta maioria associou essa crise a tantas outras que vimos na nossa geração.

Acostumados, então, a "buy dips" depois de uma queda aguda, vêem fazendo isso desde o começo da queda.

Donde, no lugar de pânico estamos assistindo até mesmo entre os ditos "experientes" a alegria de comprar mais barato.

KB disse...

Ah! E se der uma "deixa", apareça lá no TiB :)
http://tradinginblog.blogspot.com/

Samuel Ramos disse...

quanto é mesmo a multa por dia de não postagem?
;)

F., parece que a turma não está mesmo afim de jogar a toalha.

Lafayette disse...

Samuel e KB, de parte de alguns fundamentalistas novos (porque fundamentalista com menos de 10 anos é fundamentalista novo) posso dizer que vocês parecem estar bem certos.

Eu por exemplo comprei na baixa inteira, e estou comprando mais, com alguma calma. E comparando com quedas anteriores, calibrei errado os pontos de entrada, minhas compras foram todas uns 10% acima do que podiam ter sido.

Nisso o que vai me diferenciar de um pato são: a qualidade dos papéis comprados e a força da mão. Ambos quesitos mensuráveis.

Tem impressão que tem dinheiro sem ser de fundamentalista "buying the dip"? Se for verdade, lá vem madeira.

Samuel Ramos disse...

Prof. L.,

É uma abordagem válida a sua, embora, particularmente, eu não tenha cogitado fazer o mesmo. Pelo contrário.

Penso também que ainda é cedo para saber a real qualidade dos papéis comprados, visto que estamos nos innings iniciais do credit crunch, além disso o impacto econômico ainda está para ser visto.

De qualquer forma, boa sorte!

PS: Cuidado com comparações com episódios anteriores, sobretudo se as comparações não forem com o Japão na década de 90 e os EUA da década de 30.

Fact Finder disse...

1. Cãocordo, kay bee, com (a) e (b). O Crash andou mais rápido que o ritmo normal das reações humanas. O sentimento pulou de êxtase a frustração, sem passar pelo pavor.
2. S., this market sucks! Dia de não-postagem deveria ser remunerado. rsrs
3. Laffa, lembre-se de algo chamado Índice de Sharpe. Alguém que em 2 anos de RF teve a mesma remuneração que você na verdade " ganhou" mais que você. Temo por esse "consumismo" irrefreável dos fundamentalistas ortodoxos. rsrs

Anônimo disse...

Fact, uma curiosidade interessante (pra mim). A parte de ações da carteira teve uma queda significativamente menor que o ibov, do topo até agora. E uma alta superior ao ibov, nos anos anteriores. Mesmo carregando vale, petro, bradesco e itaúsa, sempre deu isso.

Então, tendo o ibov como benchmark...

Anônimo disse...

Ah, do consumismo irrefreável: já vai cobrando seu preço. Como disse, fiz merda. Comecei as compras cedo demais.

aguia disse...

FACT:

...melhor que essa merda de surfar nessas ondas é pegar um potro chucro, selar na marra, apertar bem a cilha na virilha, colocar um xuriço molhado com pimenta malagueta sob a cauda bem pertinho do fiofó... e montar com as mãos livres...

bem mais suave e muiiiito mais leves os trancos...

rsrs


E V SE APARECE LÁ NO BLOGÃO SEU SACANA!!!... C já deve 6 X 15.