Seguir as pegadas dos pros é tudo que preciso fazer. 80% das notícias sobre mercado financeiro que recebo em minha caixa vão para o lixo após eu ler o título. 15% delas, que resistem ao primeiro filtro, são eliminadas depois de uma leitura dinâmica (relatório, p. ex.). Somente as 5% restantes merecem uma reflexão da minha parte. Assim procedo para evitar o information overload, algo que nos tolhe minutos preciosos que podem ser gastos em atividades mais interessantes. E por quê? Ora, tudo que o me interessa é seguir o smart money.
Acima está representado o price action do Dow Jones Industrials indexado ao SP Retail Index (índice mais amplo do varejo yankee) em período que se estende por boa parte do último bull market (ou qualquer coisa próxima disso). Observa-se que em ciclos de alta o setor varejista apresenta maior força relativa em relação ao DJIA (área azul). A esta seguiu-se uma fase de transição, embora nominalmente o price action ainda fosse de maneira clara favorável aos bulls. Não é recomendável zerar posições compradas nessa fase. Esses tipos de charts são pobres indicadores de timing. O início da fase de uptrend deveria ser o primeiro sinal de que um sinal de venda - de acordo com o trading system do operador - devia ter sido levado a sério. Nesta o setor de consumo se retrai relativamente ao índice das 30 blue chips dos DJ Industrials, refletindo comportamento defensivo do mercado. Notícias representam o passado. Por outro lado, charts never lie.
8 comentários:
Fact, sou um leitor do blog, mas confesso que estou começando.
Se possivel poderia tentar explicar dois pontos:
o que voce chama de smart money ?
é possivel fazer um grafico desses indexados no brasil ? ou seja, existe indice de setor de varejo ?
A., s/ as 2 questões:
1. Smart money ("dinheiro esperto") é aquele sob a gestão/operação de money managers profissionais. Coisa da ordem de bilhões de dólares;
2. Gráficos indexados sempre podem ser construídos, em qualquer lugar. Ocorre que na Bovespa a concentração de liqüidez em torno de poucos papéis, de poucos setores, torna esse tipo de análise menos confiável. Índice (oficial) do setor de varejo não existe, até onde sei.
Uma pequena complementação, Andre: o par indexado pode variar. Em uma ponta coloca-se um índice representativo de big caps (value stocks) e em outro, um que seja representativo de setores sensíveis à expansão do crédito e da renda.
Caro ...desculpe pelo anonimo...vou me cadastrar...porem ....oque mostra o chart do mercado atual seguindo esse racioanal ai...?
saude e paz
veneravel Magnus Magister
sorry my dear fellow, BUT, deu-me (pelo menos a mim, cérebro confuso, cerebelo caótico) a impressão, quando fala, "dentro do contêxto" do Post, sôbre não ser hora de comprados zerarem posição...
e, 'isto', penso eu, possivelmente... quem sabe... talvez... 'possa' ser entendido como um RECADO aos mãos frageis para fincarem o pé onde estão... e não sei se foi exatamente esta a sua intenção...
BUT, se foi, foi: não estou pondo defeito (apenas dizendo que "dá para entender", talvez, quem sabe, etc, êste 'algo' que não entendo assim, o que não quer dizer nada, course... pois que dá, dá).
sorry again, a minha 'intenção' é boa (tipo aquelas de que o inferno está cheinho: tipo assim Ó!!!)
rsrs, bração.
1. Anonymous, o que se vê é a confirmação de um bear market do ponto de vista do smart money;
2. Amigo Akilino, re-read o trecho. O momento de "não-zeração" de compras a que me referi foi a de transição.
VLW Fact pela atenção
saude e paz
Este bear market está "mais forte" e ativo do que aquele entre 2000 e 2002. Mas o bull virá; não sei qdo, mas virá (previsão meio óbvia esta mimha rs)
Postar um comentário