DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Credit Expensive For Good?

Há uns meses - enquanto o TED Spread ainda estava acima dos 3% - deixei na área de comentários do TiB uma manifestação: a de que passada a fase mais aguda da retração do crédito, o aspecto mais importante seria saber em que patamar iria se estabilizar seu custo, e de que permanência prolongada desse indicador na faixa dos 2% seria asfixiante para as economias do G-7 e de tabela, para os demais países. Pode ser que me engane, mas acredito que seja esse o cenário mais provável para os próximos meses.

Isso torna-se mais preocupante se considerarmos que as taxas de juros nominais nas economias dos EUA e da Europa estão em "multi-year lows". Ou seja, a partir de determinado momento a influência da política monetária será nula. E o instrumento expancionista mais utilizado no pós-Guerra terá se esgotado. Em um ambiente deflacionário desse cash is king, já que a aquisição de assets tende a ser um investimento perdedor. Os preços delas são declinantes.

O chart acima mostra como uma queda abrupta da Libor - abaixo da área importante de 2,50% - não se traduziu em normalização do Ted Spread em patamares considerados normais. A explicação, claro, está no fato de que yields de curto prazo (Treasuries Notes) despencaram ainda mais.

Um comentário:

Bob disse...

Fact, O Lulla já diriam: "não deixem de comprar seus brazucas antas"; façam empréstimos a 18% ao ano que eu empresto para a Petrobras a 6%, hehehehehe.

70% de aprovação!!!!!!!!!!Este povo merece