DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

DJIA In December: Another Correct Call

Bem, recentemente comentei que geralmente acerto para onde o mercado não vai. [Desculpem-me a provável falta de modéstia nessa afirmação :)] Muitos analistas cantavam como certo o year-end rally. Li uma postagem de um forense de viés fundamentalista dizendo: "...sobe em dezembro, janeiro e depois começa a cair". Wow! Quanta precisão!

Tenho alertado que um certo otimismo dos retail investors nesse leve bottom era um obstáculo ao rally, além das volatilidades altas no médio e longo prazos. Outra circunstância muito curiosa desse mercado tem sido os freqüentes technical fakeouts proporcionados por ele. Vejam, p. ex., o falso breakout recente da MM de 50 dias no daily chart.

O chart acima mostra as ichimoku clouds aplicadas sobre o Dow Industrials. O aspecto mais notório é a "nuvem" espessa - área de oferta - pairando logo acima dos candles. Ou seja, mais um obstáculo ao price action no curto prazo. Observem como a "nuvem" serviu de teto aos preços no mês de agosto. Minha avaliação anterior para o mês de dezembro não tinha levado em consideração a análise desse chart. Suspeito que o price action de janeiro não seja muito diferente do desse mês. A brand-new conundrum: O que fazer quando nem os meses com retornos mais positivos, historicamente falando, servem de desculpa para um bear rally?

[Cuidado com os comerciantes de bancas e corretoras que já estão cantando a volta do investidor estrangeiro em 2009.]

Nenhum comentário: