DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Some Thoughts Amid Year-End Doldrums...

Em um período em que nada de relevante acontecerá ocorreu-me fazer alguns comentários sobre generalidades:

1. Sempre quis compreender a razão da grande histeria que toma conta da mídia pindorâmica em períodos que antecedem reuniões do Copom. Isso até faz algum sentido em países com taxas de juros reais em níveis civilizados. Mas certamente esse não é o nosso caso. Mais irritante que isso é a mesma novela que segue após "mudanças" na Selic: entrevistam Fiesp, CUT, etc. E as ladainhas são as de sempre. Qualquer processo expancionista promovido pelo Copom não terá muito espaço se as perspectivas dos agentes econômicos yankees se concretizarem (vide postagens anteriores);

2. Esqueci-de comentar que um dos responsáveis pela queda dos yields dos Treasuries são os bancos yankees que compram os títulos com os próprios recursos do Tesouro em lugar de direcioná-los a operações de empréstimo. Mecanismo já exaustivamente manjado;

3. Quanto menos você compreender a reação dos investidores a eventos, menor será sua probabilidade de sucesso como technician. Vejam abaixo o número de buscas no Google Search pelo verbete "emerging markets" desde 2004. Após um pico (blowoff no ponto F) de busca em outubro/08, o "interesse" por EMs tem caído consistentemente e atingiu recentemente números mínimos verificados no track record dessa ferramenta. Bueno, tirem suas próprias conclusões.


5 comentários:

aguia disse...

amigo Fact:

LÁ, no MFI e no complexo bursatil mundial, excepto China, um mercado emergente - a exemplo do nosso amado país - uma vez passado o Raio-X, é apenas um ativo a mais.

só isso e nada mais que isso.

áxu que vou entrar na 'muda'.

[ ]s e i-1/2 4 U, in your box.

Roberto disse...

tem muito mais coisa interessante acontecendo pelo mundo para "sobrar atenção" aos emerging markets.

investidor estrangeiro voltando é uma ova! :)

Samuel Ramos disse...

apenas uma divergência: nada acontecerá de relevante, em termos

para a lavanderia essa é a melhor época do ano, muito fácil aplicar os golpes durante a época das festas

eles esperam o ano todo para isso

sds!

Fact Finder disse...

S., a época de trambiques corporativos é o ano todo...mas a época de window dressing nos fundos fica mais intensa no final do ano. Eles têm que transformar um Frankstein no Brad Pitt. :)

Samuel Ramos disse...

F., trambiques corporativos e políticos também.

Dê um recap nos abessssordos que saíram de 23/12 para cá. Tem de tudo: perdão presidencial do lame duck Bush, FED ajudando os amigos, Pres. Marolinhas montando um hedge fund via medida provisória e o CMN dizendo que vai comprar carteira podre de bancos, mas que se elas derem lucro, a grana fica com eles!

Felomenal!