DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Moment Is Deflationary but...



...o futuro (ou a expectativa dele) parece ser meio diferente disso. Acima se vê o desempenho das Notas do Tesouro yankee indexadas à inflação com vencimento em abril de 2010 (clique aqui). Coincidência ou não, o valor negociado no mercado secundário disparou com o início da administração dos "elixires milagrosos" de Mr. Paulson ("Vinde a mim que vos salvo").

O segundo chart é também um followup da postagem anterior. Mostra a limitação teórica da política monetária atual. O valor semanal atualizado não mostrado é 0,36. Note-se que o indicador de referência é a inflação oficial (clique aqui), das várias estimativas e metodologias de cálculo de inflação a mais subavaliada. Com um pouco de bom senso, chega-se à conclusão de que a economia yankee esteja entrando em patamares de taxa real de juros negativa, o que congela o fluxo de dinheiro para assets ("cash is king")*. O momento encontra algum paralelo apenas no início da década de 60 em que taxas reais (oficiais, claro) de juros estiveram próximas a zero em períodos recessivos. Resta saber qual a influência real que Mr. Volcker terá na equipe do president-elect Obama...


* Essa nota é dedicada aos leitores que não compreendem as sutilezas: Nesse cenário mais fácil um tijolo subir que suas ações de Petrobrás e Vale.

6 comentários:

Bob disse...

Fact, basicamente nã há mais o que cortar de juros por lá. Com juros-inflação já deve estar no patamar de US década de 30 e Japão década de 80, ou seja, recessão. BUT, a sequência que virá, sendo Obama Lullista o próximo presidente, será jobs governamenttais(empregos "inventados") mas sem corte fiscal. Ou seja = inflação.
Misturei tudo mas acho que está certo, hehehehe

aguia disse...

Mestre FACT:
embaixo, no quadro das recessões, "shaded areas indicate US recessions as determined by the NBER", só para ilustrar, não a si, já careca de saber òbviamente, mas a algum visitante seu, pato com eu: o NBER (National Bureau of Economic Research) é um comitê acadêmico não governamental, formado por 7 dentre os mais renomados especialistas em medições do desempenho econômico americano e é quem determina, lá nos EUA, por sua reconhecida e indiscutivel reputação, os períodos de crescimento ou de recessão (ou depressão, quando mais longo e mais duro o ciclo de contração econômica).
foi êste comitê que - recentemente - declarou o fato de Tio Sam ter ingressado no atual ciclo recessivo, desde Dezembro do ano passado; eis que fazem mui qualificadas; prolongadas; irretocaveis e meticulosas medições do leque das atividades da conjuntura econômica; abrangendo períodos que variam de um semestre a um ano e meio; tal a gravidade que sabem ter os resultados de suas análises e a seriedade do nivel de repercussão de tais indefectiveis conclusões.
Afirmam alguns de seus membros que o quadro atual - que já contabiliza a perda de cêrca de dois milhões de postos de trabalho, além de outros indicadores negativos, durante todo o ano atual - em se deteriorando, como prevêem, até meados do ano que vem, caracterizar-se-á como o segundo maior ciclo, já então depressivo, já vivido pelo povo americano.
só perdendo em longevidade para a chamada Grande Depressão [que - coincidentemente - irrompeu depois do crash bursatil de WS em 29, onde ficou indelevelmente gravado, na história do market, o memoravel episódio em que se jogavam papeis (ações) pelas janelas dos prédios daquela rua (...e até pessoas)].

comento, só para constar, pois continuo otimista, após ouvir o Mantega e o nosso quixotesco presidente.

bração para você , caro Magnus e quanto à confa apressada da 'escrita dinâmica' do Bob, liga não: foi só reler umas quatro vêzes e entendi (facil)... ou você já viu anta ser parcimoniosa e andar devagarinho? (rsrs... it's only a joke... Sir Ice, my dear caw's hand of kuelhins).

aguia disse...

quanto à inflação - que por ora sòmente as donas de casa notaram, como sempre, LÁ e K - tenho insistido aqui com os meus botões que vai ser de uma complexidade enorme LÁ, dada a sinuca de ter que aumentar a Taxa (o que é facil já que está negativa) e aumentar liquidez para irrigar a atividade (o que é dificil já que a grana sumiu e a Taxa dismilinguiu).
"o jeito será emitir papel moeda, mais papel que moeda e o Dragão, dono da bola sete, está rindo e manso, bocarra aberta e com o lança-chamas já até lambendo a lança de São jorge", diz um botão.

já para Meirelles, a confa é pior e a caçapa fechada, já que baixar não deve, justamente por conta do Dragão inflacionário, ex inquilino alegre aqui da praia; e - SE AUMENTAR - êle cai (não o Dragão), para não cair o da barba nas pesquisas, BUT... "até quando?", pergunta outro botão.

sim, course, mas continuo otimista - tal como o nosso Sancho Pança - e não alarmista como algum apressadinho possa pensar; apesar de alarme ser coisa boa, pois previne as pessoas para procurarem logo a saida de incêndio... áxu; e os demais botões discordam.

[2X15 e ( )].

Anônimo disse...

Caro Fact: agradeço de coração
(sem ironia, juro!)por ter finalmente proporcionado à um representante (eu!) da plebe rude e ignara dos mercados acionarios,
duas linhas nas quais consegui entender perfeitamente a mensagem (as duas ultimas).Persevere nesta caridade and God bless you.
Australe

Fact Finder disse...

Esse último foi sem dúvida o comentário mais original desse blog. :)
[]s

Anônimo disse...

Fact

Don't get me wrong !

Crude rules Petr...