DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Additional Downside In Equities

Parece que o último fio de esperança se esvaiu hoje. Até ontem várias newsletters - a meu ver, de gente qualificada - agarravam-se ao wishful thinking de que preços chegariam próximos do topo recente. A título de curiosidade, segue abaixo uma publicada ontem (27/01):

"The daily S&P is at the 100 day moving average and a 50% Fib retracement.

The Dow is also at its up trendline support and 50% Fib level.

You also have had an ‘event’ pullback in the indicies because of the Bernanke risk and China

rate increase. You have 3 low range days at this support level.

Linda Bradford Raschke had a system that worked reasonably well which is called her IDNR4 system.

I tested it and it is one of her bestter systems.

The idea is wait for 3-4 low range days at support and buy on day 4-5 when the high of the

range is exceeded with a stop below the low of the range."


O sentimento do público em relação a preços passa por 3 fases distintas:

- 1a. fase: Preços revertem, mas o clima ainda é de pessimismo. Qualquer retração (no caso de rallies) é vista com temor por comprados;

- 2a. fase: Superada a fase do medo, as pessoas passam a se sentir confortáveis com a tendência em curso;

- 3a. fase: O clima de conforto descamba para a complacência. Qualquer pullback soa como oportunidade de compra. E selloffs ainda são encarados com desdém. E o ciclo se repete.


O trecho da newsletter acima bem reflete esse clima de complacência ainda reinante. Apelou-se para a racionalização de um setup de compra, que, aliás, teria sido estopado hoje. Até meados desse mês tínhamos pullbacks que eram revertidos imediatamente com fortes rallies. A transição deu-se de maneira abrupta e agora parece que o price action flerta pacificamente com níveis de sobrevenda. Essa mudança abrupta é característica de preços livremente negociados. Estes seguem um distribuição de preços leptocúrtica ( e não "normal"), ao contrário do que supõe o vulgo. Infelizmente nosso cérebro tem dificuldade em assimilar esses tipos de transições drásticas. Technicians neófitos aguardam pivôs de baixa nos gráficos diários que não aparecerão.

A retração em curso está longe de acabar. O nível de volatilidade de médio prazo ainda está em valores historicamente baixos. E é quase palpável uma retração média de 6 a 8%, a partir dos níveis atuais, nas médias yankees. Que não me escutem Nicholas Taleb e Benjamin Graham. :)

9 comentários:

Bob disse...

Esta semana houve um encontro de uma corretora do RS aqui na região para profissionais liberais e empresários. óbvio que era para indicar a entrada sem medo em bolsa.
Porteiro do hospitale esta´comprando ações, então, tá fácil

Marx disse...

Nice!

Lafayette disse...

Não te escutem Taleb e Grahan...

qual o perigo, eles concordarem piamente?

Lafayette disse...

Graham. sorry.

Fact Finder disse...

Nope. Discordarem piamente. :)

Bob disse...

Fiz pior, perguntei a eles se não era muita coincidência a última visita deles ter ocorrido em abril de 2008, 2 meses antes do topo , hehehehe, o cara que estava promovendo o evento queria minha cabeça, levantei e sai, fazer o que!

Fact Finder disse...

Pô, Bob, você foi lá só pra perturbar? Deixa de ser implicante. :)

Bob disse...

Fact, no talo seu post dias atras prevendo nova perna de baixa. E acho que vai mais.

Fact Finder disse...

Não tenha dúvidas de que o sarrafo continua, Bob. Um playable bottom não virá esse mês.

Espero que os vários calls acertados - com poucos dias de distância - ajudem os mais atentos a separar os que efetivamente estudam de maneira séria price action dos vendedores de ilusão. :)