DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Debut In '10 On Last Minutes of '09

Deveria primeiro trabalhar nos acertos e desacertos de 2009 como fiz em 2008. Isso fica pra segundo plano porque US equities fizeram na última meia hora de 2009 o imprevisível. Quanto mais tempo estudo o assunto mais me impressiono com as idiossincrasias do Mr. Market (nomenclatura preferida de Mr. Buffett). Nesse curto espaço de tempo:
  • Qs romperam com volume seu suporte intraday de 45,90;

  • SPX caiu forte até seu suporte imediato em 1.115 e lá ficou;

  • DJIA encontrou então forte oferta na área de 10.500 e sucumbiu.
Primeira pergunta que me faço é: Quais as reais possibilidades de que seja apenas um shakeout intraday para novas altas (52-wk highs) na primeira semana de 2010? A princípio não são animadoras. A título de curiosidade...anteontem analisando alguns tickers de setores yankees descobri que existia/existe uma quantidade estúpida de contratos em aberto fora-do-dinheiro (OTM) de vencimento em janeiro para Utilities Select Spdr (ticker XLU)*. Ontem cedeu nada menos que 1,43%. [The crowd is wrong most of the time!] Essa situação se repete em menor escala para outros setores.

Alguns outros technicals não são muito favoráveis como falado anteriormente. [Daí o alerta de que novas compras nesses níveis são temerárias]. Um deles é a volatilidade intraday baixa, com repercussão nunca além da tendência terciária (assunto do momento). Na última vez que abordei en passant o VIX (clique aqui) ele estava meio longe da área crítica e via algum upside para equities a partir daí, o que de fato ocorreu. A perda da pequena LTB (l. branca) deixa aberta a possibilidade da continuação dessa retração.
Happy new year!
* Bueno...essa o amigo Seagull pode confirmar. ;-)

2 comentários:

Seagull disse...

Thats true! XLU fez strike no target conservador.

E como nada ainda parece se definir, vou continuar no tirinho curto.

Chamo atenção para o enfraquecimento de algumas commodities (como vc citou no GLD) e do EURUSD - apesar o repique neste início de ano novo.
China se antecipando na retirada dos estímulos, e a iminência do aumento nos juros americanos.

Equities parecem dar apenas mais um suspiro (e os pulmões já estavam "inchados"). Este comportamento do mercdo no apagar das luzes de 2009 foi sintomático.

Mas acredito que a música não vai parar de uma vez, embora todos ainda estejam em clima de festa (com exceção de alguns, i.e os moradores de Angra!)já se preparam para chamar o manobrista. Vale manter o alerta para não ficar dançando sozinho no meio do salão! ;-)

Abs ^v^

Fact Finder disse...

POR ENQUANTO temos um significativo bear trap hoje, visível até nos índices.
Bulls are growing legs again? ;-)