DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Gold Showing Intraday Strength (Surprisingly)

Esperava que os primeiros minutos da trading session da semana em Gold mostrasse um pullback de alguma amplitude. Só que depois de cerca de uma hora e meia o price action sequer cedeu o suficiente para fechar o gapup de sexta-feira (1) e subiu para fechar o gapdown da abertura de hoje (2). O evento 2 era algo que não esperava. Na minha última postagem a respeito achei que conseguiria recomprar a posição anterior a preços menores. [Isso só teria sido possível por alguns minutos até agora] Nesse momento já não estou tão certo disso. Note-se que essa não é uma posição especulativa (clique aqui). Em altas vigorosas o technician perfeccionista agarrar-se-á às suas convicções. Esperará em vão que o mercado faça o que ele acha "correto" ou razoável. E muitas vezes deixará de embarcar em posições vencedoras (long ou short) porque acha que o mercado está "errado". Por isso,  I am back onboard the Gold train. Quem é mais esperto aprende com os erros alheios. Como não sou, aprendi com os meus. :)

Uma vez um fundamentalista disse que havia colocado uma ordem de compra de determinado ativo a 30,00. Comentei que essa OC tinha grande chance de não ser executada. E sugeri algo um pouco acima disso. Minha sugestão teria sido bem sucedida, já que technicals mostravam-se favoráveis. E ele nunca conseguiu comprar a 30, pois o papel subiu vigorosamente dias depois*. Restou-lhe praguejar o acaso. O orgulho não lhe permitiu pagar um pouco mais pelo ativo, então atraentemente precificado. Em suma, a sua habilidade de stock picking de nada adiantou nesse caso. Esse é um conflito que vejo aparecer amiúde em fundamentalistas ortodoxos. Percebo que muitos deles tem muito mais a ganhar com conhecimentos consistentes de market timing que com elocubrações rebuscadas de métricas e análises bottom-up. A curva de aprendizado (learning curve) para eles nessa área mostra ganhos incrementais mais difíceis. 

* O mais comum, no entanto, é o inverso. Compram prematuramente.

Nenhum comentário: