DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Shitty Analysis Never Dies

Antes de seguir adiante leia o artigo "Análise Técnica: Ibovespa reverte tendência ou segue desvalorização?" Depois dê uma olhada em uma de minhas postagens de maio de 2008 (clique aqui). De lá pra cá, parece que nada mudou. Prova disso é o artigo do primeiro link, que ganhou relevo em um sítio conhecido e muito visitado por investidores individuais. "Analistas técnicos" continuam sem sequer reconhecer zonas de oferta e demanda. Criam fantasias em torno de indicadores irrelevantes. E, no final, terminam com o tradicional "se-subir-busca-lá e se-cair-vai-direto-pra-ali". A pergunta que até hoje me faço é: Será que alguém consegue ganhar alguma coisa com esse lixo?

Meu track record recente é um pouco diferente:
  • Quem alertou para o iminente esmagamento de yields em meados de junho? (clique aqui) Faça uma busca na internet e veja se alguma análise dessa foi feita na época;
  • Quem alertou para uma provável reversão na tendência terciária do Ouro ainda no primeiro dia de agosto, quando o pessimismo nesse mercado era grande? (clique aqui
  • Por que continuo mostrando, com margem de erro mínima, os pontos de inflexão dos mercados, enquanto a maioria está sempre na contramão? (clique aqui)
Em resumo, se quiser saber o futuro saiba o que tenho a dizer. Por meio da leitura contrarian e interpretação correta do price action dos ativos é possível gerir o risco sistemático de maneira amplamente satisfatória. Por derradeiro, não confunda confiança com arrogância. :)

6 comentários:

RPM disse...

"Não confunda confiança com arrogância".
Grande Fact ! Muitas vezes passo pela mesma situação ... (em outros aspectos da vida, é claro, e não na análise técnica) (rs).
Aguardo com grande expectativa sua palestra em Sampa.

sivuca disse...

Fact: Para quando e onde você planeja realizar sua palestra?

Abraço e parabéns pelas análises

Fact Finder disse...

1. RPM, arrogância nos mercados de livre negociação é o ingrediente necessário e suficiente para deixar o freguês sem as calças. :)

2. S., a única certeza que tenho é que será em São Paulo. Colocarei no MFF uma enquete tão logo consiga tempo de terminar o material. O conteúdo será repassado em dois dias (provavelmente sáb. e dom.) Realizá-lo antes de meados de outubro é inviável.

Fact Finder disse...

Ouch! Cometi uma gafe. O link do artigo remetia a um conhecido fórum. E este remetia ao artigo. O erro foi corrigido.

Cesar disse...

Pena não poder ir a Sampa antes de Dezembro...

Fact Finder disse...

Cesar, no futuro pode ser que esse evento intensivo se repita. Note-se o termo "pode". Por enquanto, se vc se mantiver alheio às "shitty analyses" vai fazer um grande favor a si mesmo. :)