DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Spying On Berkshire Hathaway Moves...

Periodicamente fund-managers são obrigados a reportar suas 15 maiores posições à Securities Exchange Commission. Considerando o invejável track record de Mr. Buffett, natural que seus movimentos despertem a curiosidade de uma legião de investidores. Não estão sozinhos. O próprio renomado value investor Monish Pabrai possui boa parte da posição de seu fundo nos domínios do Oráculo de Omaha. Junto com ele fazem o mesmo milhares de small fund managers e clubes de investimento. No último trimestre a alocação mais significativa do Berkshire Hathaway (BRK/B) foi um reforço de 73% da posição anterior em Johnson & Johnson (JNJ). Vide métricas razoáveis no link. Uma alocação tipicamente defensiva à la Buffett. 
Recente motivo de chacota foi a revelação por parte dos gestores do Soros Fund Management de que se livraram da grande posição que tinham em uma empresa de energia de Pindorama. A política de investimento resistiu a todas débaclés recentes dos mercados financeiros (LTCM, crise asiática, Internet bubble, housing bubble et alli), mas sucumbiu à resiliência de uma quadrilha com alto grau de organização. Ouso dizer que foi uma das piores alocações dos dois filhos de Soros, que atualmente estão à frente da gestão do SFM. Foram vítimas das vertentes do risco sistemático e específico do papel ao mesmo tempo. No mais, continuam diminuindo a exposição do fundo ao mais famoso gold ETF (GLD), segundo trimestre seguido que fazem isso, por sinal. Aliás, realocação em linha com minhas análises (clique aqui).

2 comentários:

André disse...

Contrarian rules???
http://www.moneyshow.com/investing/articles.asp?aid=EDITOR-20551&iid=EDITOR#

Fact Finder disse...

Andre, já escutei falar do MSIS Index. Só não o acompanho. Há que se exercitar cuidado ao inferir expectativas em cima de indicadores de sentimento. Conhecer a metodologia e o seu track record é fundamental. Por exemplo, qual o timeframe preferido dos entrevistados? De qq maneira, cotejados com meus indicadores preferidos, os entrevistados do MS são de longe os mais bearish de todos em equities. []s