DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

IG, A Brand-New Conundrum

Não, não serei a enésima pessoa a abordar o assunto. Só convém lembrar que Enron e Bear Stearns já possuíram esse título de nobreza. E, via de regra, aos maiores busts de preços se seguiram downgrades em notas de crédito e não o contrário.

Mais interessante que comentar o fato da concessão do IG em si é analisá-la à luz das demais variáveis macroeconômicas. O mercado de commodities - pensemos em CRB, a princípio - encontra-se em nítida consolidação em timeframes mais longos. Ainda imagino que tenha feito uma avaliação correta anteriormente (sorry, não localizei o post). E os índices yankees lutam em áreas críticas para se habilitarem ao que podemos chamar de sideways markets (de lado), em timeframe mensal.

Do exposto acima, parece-me que boa parte do potencial positivo do IG será absorvido por um cenário macroeconômico (e de price action) pouco favorável. No entanto, o mais prudente é ignorar o que falei e focar o price action (remember the charts, forget the news).

Afinal, opinião é como umbigo. Todo mundo tem uma. :)

5 comentários:

Anônimo disse...

essas agências de raping, ops, rating, não tem credibilidade alguma

de qualquer forma, tudo é festa agora

Bob disse...

BD Fact. Devido a questão que colocaste fui comprando ações na última semana de abril, BBDC/ITSA/PRGA3/ALLL11/PETR3, e girando mini indice na venda nos dias de queda. Não se foi sorte de sardinha mas me senti bem mais a vontado do que tentar acerta ponto exato de compra e venda. Vou levando deste modo. Vejo no semanal do BOV um OCO invertido rompido.

Fact Finder disse...

1. Agências de rating sao excelentes no hindsight.

2. Sem dúvida, Bob. Também apostaria em um H&S invertido como padrao de continuacao...

Anônimo disse...

hindsight? I dont think so

eles são bons mesmo em elaborar negociatas (naquela visão de que toda negociata é um bom negócio no qual não me chamaram para participar)

veja que há alguns furos no bbb- atribuído ao brazil, atropelaram alguns fundamentos

a própria dona do campinho da s&p por aqui (mona lisa schineller) reconheceu que a relação dívida interna vs. PIB, que está em 47%, fica 7% acima do que eles geralmente consideram como ideal

mas aí não conta, pq o brilhante presidente trocou a dívida externa com o juro menor e em dólar pela interna, mais cara e em real, prá poder ficar de bem com os donos da mona lisa

mentira contada mil vezes acaba virando verdade...

Bob disse...

Pesou aqui mesmo as resistencias no DJIA 13100/SPX 1430. Justamente ocorreu com a melhora no nivel de sentimento por lá otimismo(PC ISE e outros). Vmaos ver até onde corrige aqui, 68k no Bov?