DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

A Piece of Advice For ST Players

Para os que se sentem atraídos por operações de curto prazo, o tal risk management é fundamental. Um mau gerenciamento de risco pode comprometer seriamente um bom trading system, impondo ao trader sérios drawdowns. Ocorreu-me abordar o tema hoje depois de ver os papéis ON da Eternit caírem mais de 30%, por conta de uma uma decisão do STF.

A fim de diminuir a exposição ao risco específico convém seguir algumas regras. Evite:
  • atuar comprado em papéis de empresas cuja boa parte do faturamento se ampare em benefícios fiscais temerários ou polêmicos (vide Positivo) e/ou cujos produtos passem a freqüentar de vez em quando o noticiário na condição de possivelmente prejudiciais à Saúde Pública (vide Eternit);
  • comprar papéis de empresas cujo CEO admita estar examinando a compra de outra empresa;
  • comprar às vésperas de divulgação de resultados trimestrais.

Claro que a lista não é exaustiva. Mas seguindo esses conselhos você dificilmente se transformará no folclórico trader que virou investidor de longo prazo porque entrou no dia errrado.

3 comentários:

Lafayette disse...

Caramba, Fact! Você está virando um belo fundamentalista (:-D hahahaha)

p.s. não adianta falar que é puro bom-senso.

Fact Finder disse...

Como diz Paul Tudor Jones, "price precedes fundamentals..." Afinal, meu caro Laffa, o preço reflete a percepção do quê? Do futuro campeão da Eurocopa? Do final da novela das 8?

Fact Finder disse...

Em tempo: Essas regras não têm a ver exatamente com fundamentos e sim com o que o mercado acha deles.
Quantos fundamentalistas não foram tragados em 2006 por aquele trimestral desastroso de Natura?