DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Comparison Between Bear Markets


O price action em vários mercados apresenta variações que já não encontram paralelo no história recente. Isso mostra um ajuste tão violento que prefiro chamá-las "tentativas de repricificação", resultante de brutal desalavancagem. O downside momentum desse bear market em Wall St. é aprox. duas vezes mais potente que o anterior (período 2000-02) se considerarmos igual distância em pontos dos topos ao fundo. Diminuição de momentum é uma das condições necessárias (mas não suficientes) para reversões. Em termos estatísticos 80% das reversões apresentam divergências.


Na minha visão contrarian tenho me sentido cada vez mais bearish apesar de muitos acharem que o pior já passou. Reforço minha posição ao ver ainda uma impressionante complacência baseada em análises de dados recentes. Vi uma, p. ex., argumentando que os bear markets acabam em outubro (vide Crash/87 e Bolha da Nasdaq) e 'Wall St. estaria pronta para o year-end rally. Padrões assimilados pela manada não costumam se repetir.

No mercado de Pindorama os bons balanços trimestrais ainda persistem. Note-se que decorrem de atividades operacionais anteriores ao credit freeze. Persiste a péssima mania deseducativa da mídia em associar price action ao momento econômico em tempo real.

3 comentários:

Samuel Ramos disse...

Década perdida?

Fact Finder disse...

In a way...levando em conta a inflação perderam 10 anos em 9, pelo menos e por enquanto.
Se rasgando devem estar os baby-boomers com 401k e IRAs. Vão trabalhar até entrar na cova. Ouch.

Anônimo disse...

FACT:

também estou very very optimist!!!... se bem a correção de prêços da papelada apenas tenha começado, pois - ao contrário do que vivia pondo no papel e dizendo a midia idiotizante e experts idiotas - tava era tudo MUITO CARO!

... e ainda está.

BUT... ABRAM ALAS...

"AGORA" é que vai entrar em cena, com gala e destaque, a big wave TSÚ.

o que já assistimos, até aqui, foi a COMISSÃO DE FRENTE dela, como disse um tal de aguia lá no outro blog de vô6, na primeira frase do último post, "não sejamos pessimistas apenas..."

você não o lê?

nem eu... rsrs.

flap.