DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Flintstones vs. Jetsons - II

Antes de prosseguir a leitura convém entender o contexto da postagem anterior: Flintstones vs. Jetsons.

Pois bem...examinando os technicals poderia haver uma operação bem mais segura que simplesmente entrar em posições compradas em Petr PN, p. ex., nesse instante. A operação chama-se straddle, que consiste na compra de uma call (opç. compra) e uma put (opç. venda) com o mesmo preço de exercício (strike) e vencimento. Dentro de pouco tempo o mercado irá andar em uma direção. O operador não precisa adivinhar qual, já que ganhará em qualquer situação. A posição perdedora em uma das pontas será amplamente compensada pela vencedora na outra. A operação seria perdedora apenas se os preços do ativo-base (underlying) não se movimentassem durante o timeframe pretendido. Hipótese na qual ambas (call e put) perderiam prêmio, por causa da diminuição da volatilidade implícita e/ou da ação do theta (efeito do tempo). Claro que em Pindorama essa operação é uma ficção, posto que opções de venda não possuem liqüidez.
Bem...e la nave va.

3 comentários:

KB disse...

Fact

Na tua visão a elevadíssima volatilidade implícita ajuda ou atrapalha essa operação sugerida por ti?

KB

Fact Finder disse...

KB, a VI atual realmente atrapalha o potencial da operação do long straddle. O cenário ideal é um ambiente de baixa VI. Qualquer subida até as próximas resistências me sugere outra op: uma trava de baixa (credit spread), com a ponta vendida ATM. Tudo questão de timeframe...O cenário há muito tempo não se apresenta tão favorável para opções.

KB disse...

Era tb o que eu achava, pois essa operação envolve saída de caixa, portanto paga-se caro pelas calls e puts. Uma queda brusca na VI dentro de um caixote e já se afundaria na lama.

Sem fazer o esforço de bolar um outro tipo de operação, apenas no campo teórico, se uma operação resultasse em entrada de caixa, ou seja, venda de opções (ou valor de venda superior ao de compra de opções), o efeito seria o contrário, ou seja, benéfico.

Valeu.

KB