DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Risk-Aversion Chart


O chart acima mostra o proxy do SP500 indexado a um fundo de Treasuries com vencimento acima de 20 anos. Uma tendência de alta se traduz na idéia de que o mercado está propenso ao risco, privilegiando posições compradas em mercados de renda variável. Digno de nota é o vazamento da uptrend roxa no segundo semestre do ano passado. O topo do chart (elipse amarela) ocorreu em julho, época em que apontei em um post o início da "underperformance" das ações de segunda linha na Broxespa, claro sinal bearish. Nessa época o assunto subprime ainda não estava na moda por aqui. Como prego reiteradamente, mercados quase sempre dão sinais antecedentes. De relevante recentemente apenas o breakdown severo de nível crítico de oferta. Acredito que o reparo desse estrago - que pode piorar, claro - já esteja na escala de anos.


* Nota: Uma queda hoje de mais de 10% no Ibov depois de uma segunda com forte rally não deveria ser algo inesperado para quem acompanha o blog. A second wave of sellers on the move!

Um comentário:

aguia disse...

Veneravel Mestre Fact:

O Sakata que clonou a AG me ligou dizendo que vai desenhar um W pôrrrrrrrrrrrrrrrrraí.

Tá pirado, o tal Japa?

( )ão.