DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Fact On Forecasts

Esse post é uma espécie de corolário dos dois anteriores sobre indicadores. Technical analysis não se presta a previsões. Como diz C. Swenlin, "it's a windsock, not a crystall ball". É importante fazer uma distinção entre premissa e previsão. Premissa é aquela crença, fundamentada, em que nos baseamos para efetuar as nossas operações. Previsão é aquela afirmação que se faz aos quatro ventos, geralmente em espaços virtuais abertos, porque o autor não colocará um tostão ali.

Não é possível fazer previsões com track record consistente porque os turning points do mercado dependem da reação da manada ao ebb-and-flow de preços. Operações de baixo risco só surgem em situações extremas de ganância ou pavor. Em situações de equilíbrio a chance de acerto às vezes é só um pouco melhor que um cara-ou-coroa. Ao technician não cabe outra tarefa senão acompanhar o dueto price action vs. sentiment.

Da próxima vez que lerem algo do tipo..."essa queda tem objetivo em tal suporte, 50% da Fibo de alguma coisa" ou "não passa daqui porque está com muito sobrevendido" perguntem ao autor se ele colocará algum dinheiro ali, mesmo que seja aquele instrutor de cursos, sempre ajudado pelo hindsight dos slides do Power Point.

3 comentários:

aguia disse...

oh yes: sentiment, course!

weekly sentiment in QQQ...

canjinha de galinha e flap

aguia disse...

ainda de sua epistolar enquete, mestre Fact:
vd. em $INDU, WEEKLY, o exótico candelabro de fundo de Sakata, um "Eight To Ten..." (a new price in Nine?). BUT, caluda IceBob & 'S'!

aguia disse...

...pois que, uái, já no Daily, do mesmíssimo mercado, Sakata foi peitado e o urso furou o Ten; o Eleven; o Twelve e os Cambáus... quá, chega, né bird.