- Olá, Fact. Bom tê-lo de volta ao nosso programa. Sua primeira entrevista foi em março. Tem muito tempo...Como você vê os mercados nesse momento?
- Wall St. está fazendo um fundo "aproveitável", a tradable bottom como dizem os yankees. Contudo, seria conveniente fazer algumas ressalvas aos investidores de Pindorama. A correção (quase óbvia) nas commodities, sugerida por mim em um post, pode ser mais expressiva do que se supunha. O mercado brasileiro é lagging nesse fundo. Basta observar que os demais emerging markets já deram sinais de compra e Brazil, não. A mídia só noticia outperfomances do Ibovespa.
- A propósito, por que seus posts às vezes são meio evasivos? Você não poderia ser mais direto?
- O objetivo do blog não é fornecer calls de compra e venda. É tentar chamar a atenção para o lado sério da technical analysis, mostrar que é possível acertar boa parte dos grandes ou pequenos movimentos do mercado. E deixar claro que o que se comumente vê em fóruns e chats diários com gurus de corretoras é o lado circense, comercial dessa filosofia de investimento, pois essa é uma ferramenta de acompanhamento e não de previsão.
- Qual a conseqüência disso para os novos investidores?
- Tenho percebido duas principais. A primeira é o prejuízo em operações com baixa probabilidade de sucesso e dezenas de stops acionados. E a segunda: abandonam completamente a análise técnica como se fugissem do diabo e se atracam com o fundamentalismo ortodoxo, como se um filosofia desdissesse a outra. Na verdade, se complementam, ainda que os technicians ortodoxos, claro, discordem.
- Ainda sobre seus comentários...Você acertou um topo nas commodities enquanto ainda estavam subindo, não?
- Procuro me antecipar aos movimentos, sempre. Os analistas mais conhecidos falam o óbvio depois que o movimento já se concretizou. Procure na internet algum analista brasileiro ou não que tenha apontado um topo no Crude Oil entre 145 e 150 dólares antes dele ocorrer como eu fiz. Não encontrará. Um call desse vale pelo menos algumas centenas de dólares. Mas é bom frisar que a princípio vislumbro pontos de inflexão. Se é uma mudança de tendência ou uma reversão não é possível saber. Se bem que se o sentimento estiver em níveis extremos dá pra apostar em reversões com alta probabilidade de sucesso. O topo no Crude Oil foi um bom exemplo.
- Gostaria de dizer algo mais?
- Algumas...primeiro que achei legal ver o primeiro acesso de um internauta da África, alguém da Universidade da Cidade do Cabo. Outra coisa: estou ficando impressionado com o nível apelativo das corretoras. Agora há um ex-jogador de futebol fazendo propaganda de homebroker e a maior fabricante nacional de baralhos anunciando seus produtos voltados para os jogadores de poker. É...o investidor por aqui está bem assessorado. rsrs