DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

"Charts Never Lie"

A frase, em epígrafe, que utilizo há anos nas minhas participações em fóruns é muitas vezes mal compreendida. Uns acreditam que prego a superioridade da análise gráfica sobre qualquer outra (a fundamentalista, inclusive). Outros, que sugiro existir algum detalhe só visível a analistas com alto nível de especialização e estudo. Nuthin' further from the truth.

Gráficos não mentem porque não registram intenções de compra e venda. Balanços podem mentir. Auditores independentes podem mentir. Analistas de bancos e corretoras podem mentir. Mas gráficos, não. Registram apenas negócios efetivamente realizados.

Se o banco X coloca recomendação underweight para empresa A, mas acumula suas ações. Isso estará nos charts. Se o CEO acredita em melhora substancial dos resultados, mas vende furtivamente suas ações. Isso também será registrado por eles.

Quanto mais liqüidez possuir a negociação do papel maior a confiabilidade do price action. Quanto mais acompanhadas as atividades de uma empresa menor a possibilidade que se lucre com algo que "só você sabe". Um exemplo que me ocorreu: Em fevereiro de 2007 sugeri que os resultados 4T06 viriam "chinfrins" (um palpite audacioso no bull market atual), antes da divulgação do balanço. Exatamente o que ocorreu. Não interessa quem compra ou vende. O aspecto relevante é o price action. E havia observado que o de PETR4 estava então na contramão das demais empresas do setor mundo afora. Lamento decepcionar os que me atribuem poderes mediúnicos...

Nenhum comentário: