DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Shakeout Revisited

Shakeout: "2 : a period or process in which the relatively weak or unessential are eliminated." (Merriam-Webster)

Ou, em bom vernáculo pindorâmico, uma sacudida. Os emerging markets (EMs) - em especial o Ibroxespa - repetiram em janeiro o mesmo padrão gráfico feito no fundo de agosto do ano passado: um fundo em "V" ("V-type bottom"). O vértice do "V" representa o ápice de pavor e pânico onde quase os weak-hands* são eliminados do mercado. Apesar de ser um tipo de fundo raro, tivemos 2 em menos de 6 meses. Fantástico. Os investidores pistoleiros (gunslingers) que acreditaram em sua repetição won big. Impossível saber se um fundo será retestado ou não...

No ano Ibroxespa retornou 1,13%, com parciais de -6,88% em janeiro e 8,60% em fevereiro (que não terminou). Impressionante. O IBrX-50 ainda no vermelho com -0,82%, resultado de selloffs mais intensos no setor bancário e em Vale PNA e ON. No ano a rentabilidade de meu capital está em aprox. 2,90% (0,68% em janeiro). Bueno, se eu adotasse uma abordagem do tipo gunslinger, meu ROE estaria entre -10% e +10% provavelmente. No entanto, procuro consistência e não homeruns.

Paul Tudor Jones tem algo a nos dizer sobre isso: "Why risk everything on one trade? Why not make your life a pursuit of happiness rather than pain? I decided that I had to learn discipline and money management."

O target sugerido no post "IBrX-50 on-the-go" continua válido. E enquanto houver ceticismo no mercado, ele continuará subindo. A chave para um rally mais consistente está nas mãos dos players de Wall Street. Em breve, volto ao nosso bom e velho DJIA.

* PS. Uma vez tomando um chopp com o pai de um grande amigo, antigo corretor e investidor da Geração Futuro, ouvi a expressão "calças-frouxas". rs

Nenhum comentário: