DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Trader, Especulador ou Investidor?

A natureza humana impõe que as atividades se desenvolvam em torno de grupos. A associação a comunidades fortalece o ego e torna mais difícil a ação de predadores. Como o ser humano pouco evoluiu nos últimos milhares de anos, alguém que "invista" em renda variável é obrigado a se "auto-estereotipar" num dos 3 grandes grupos em epígrafe.* Na visão popular brasileira, os 2 primeiros grupos são considerados perniciosos, ameaças à coletividade e ao bem-comum. O último gupo é formado por pessoas altruístas e de bom-caráter. Acreditam no futuro do país e da humanidade.

A necessidade de associação justifica por que a maior parte dos clubes de investimento e das carteiras recomendadas de bancos de varejo "performaram" - e continuarão a fazê-lo - mediocremente em janeiro**. Um portfolio e uma estratégia diferenciados expõem desnecessariamente o gestor do fundo de varejo. Mesmo os relativamente novos fundos long-short pouco se distingüem dos demais.

Até pode-se justificar parcialmente a performance medíocre dos CIs a partir de limitações legais que lhes são impostas. Mas esse é um papo para outra oportunidade.

O Ibovespa apresentou rentabilidade de - 6,88% em janeiro último. Meu capital de giro em renda variável se valorizou 0,68% - sem operações em derivativos - no mesmo período, tendo oscilado entre +3,00 e -4,88% no mês (no pior momento o Ibovespa chegou a perder aprox. 17%). Preocupo-me mais com minha metodologia (ou trading system, como queiram) e menos com a taxonomia do mercado. Identificar-se com idiossincrasias e hábitos de um grupo não irá melhorar o bottom-line.

* Trader Vic em seu Methods of a Wall Street Master apresenta uma definição peculiar para os 3 grupos.
** http://www.bovespa.com.br/Mercado/FormConsultaCInvestimento.asp

4 comentários:

Unknown disse...

Fact,
Concordo com seu comentário em relação a comparações com ibov. Até pq o ibov representa as ações mais negociadas,e não uma média de retornos do mercado. Na verdade não faz muito sentido comparar com ibov... É melhor se ater ao método.
Abraço!

Fact Finder disse...

Marco, o aprimoramento do método deve passar por algum benchmark, sempre (seja o Ibov, IBrX ou qualquer outro). abs.

Unknown disse...

Oi Fact,
Esta certo, me excedi no comentário. O que eu quis dizer é q isso não deve ser o mais importante.
No livro do Mark Tier, por exemplo, diz que Buffett e Soros tem a comparação com o mercado como terceiro benchmark:
1 - O capital foi preservado?
2 - Conseguiram os lucros esperados em um ano?
3 - Tiveram um desempenho acima do constatado no mercado de ações como um todo?

Abraços!

Fact Finder disse...

Agora entendi. Legal. Não conhecia essa lista de prioridades. Prefiro 1-3-2, posto que os "lucros esperados" irão sempre depender do desempenho do mercado. abs.