DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Principio da Polaridade


Talvez devido à pouca bibliografia disponível em português e ao excesso de interesse comercial envolvendo a análise gráfica (vide o post "Deseducação Virtual" abaixo), algumas lendas surgem sobre o tema. Uma delas: Acompanhamentos gráficos não são adequados para investimentos de prazo mais longo.

Vejamos um exemplo recente de Telesp (TLPP4). Nota-se uma linha de tendência de alta com origem em abril/2004 (!), com confirmação em meados de 2006. Para confirmar uma (LTA) são necessários 3 pontos. E não 2 como se lê por aí (não se trata de geometria euclidiana). No final de 2007 tivemos evento relevante no ativo. Um rompimento inexorável. Um throwback está em curso no papel e parece ter estacionado justamente sob a ex-LTA. Nas tentativas de retorno em nenhum momento o price action semanal fechou acima da linha de tendência. É possível que volte para parte superior da LT. Mas dados os technicals do mercado, o grau de inclinação e da força do rompimento, é algo bem improvável.

O Princípio da Polaridade diz que suportes rompidos viram resistências e vice-versa.

E os princípios da Teoria Dow aplicam-se em qualquer tempo (timeframe) seja intraday ou semanal, como se vê.

Nenhum comentário: