Dentre os vários serviços oferecidos pelas corretoras está o de deseducação financeira, promovido principalmente nos chats, alguns de freqüência diária. Abaixo segue um recente, retirado do sítio de uma das maiores corretoras do país:
-------------------------------------------------------------------------------------------------
"11/02/2008 - Segunda-feira
(10:00:05) FC responde para TODOS : Bom dia a todos! Vamos dar início ao nosso chat de Análise Técnica desta segunda-feira.
(10:00:35) HELL pergunta para Convidado Bom dia! Gentileza comentra BEES3. Grato
(10:02:54) FC responde para TODOS : Banestes segue congestionada, com suporte a 1,01 e resistências a 1,25 e 1,34.
(10:00:42) Mercadion pergunta para Convidado Poderia comentar BMTO4 ? Obrigado
(10:06:28) FC responde para TODOS : Brasmotor corrige após movimento de alta, não tendo ainda revertido a tendência de baixa. Tem resistência a 1,03 e suportes a 0,82 e 0,65. Pode estar formando uma flâmula, mas tal padrão só será confirmado se a resistência a 1,03 for ultrapassada.
(10:00:44) Gregor pergunta para Convidado Fábio!!! Bom dia!!! Poderia comentar BMEF3? Obrigado.
(10:09:02) FC responde para TODOS : Bom dia Gregor! BMEF3 Segue ainda indefinida no médio prazo e só ganhará força se a resistência a 17,94 for vencida. tem suportes a 15,34 e 13,78.
(10:00:53) Nelson pergunta para Convidado Bom dia. Poderia comentar BBAS3 - S/R e qual caminho mais provável do papel no curto prazo? Obrigado."
...
---------------------------------------------------------------------------------
A análise gráfica (subtipo da técnica) é uma ferramenta de acompanhamento e não de previsão. Qualquer coisa além disso enquadra-se em wishful thinking. Atingir determinado patamar de preço não é garantia de que o ativo siga na direção imaginada.
Explica-se: tão importante quanto o patamar de preço do ativo é como ele chegou lá.
Para o momento, nada mais adequado que uma passagem do clássico de Jesse Livermore (Reminiscences of a Stock Operator):
"The game of speculation is the most uniformly fascinating game in the world. But it is not a game for the stupid, the mentally lazy, the man of inferior emotional balance, or for the get-rich-quick adventurer. They will die poor."
3 comentários:
Fala Fact, sobre o "A Lógica do Mercado", do Nofsinger...
É um belo exemplar de livro produzido integralmente no contexto acadêmico, escrito por alguém que não parece entender muito de mercado (pra ser eufêmico).
Ah, se eu ganhasse R$ 50,00 por cada erro de lógica ou de método científico falho que tem ali!
Um erro grave e exemplar.
Ele cita que o cérebro sente mais uma perda de 10% que um ganho de 10%. Verdadeiríssimo.
Em seguida julga isso como irracionalidade. Só no mundo dele!
Faltou considerar o formato da função utilidade que, obviamente, é concava porque obedece ao princípio das utilidades marginais decrescentes, tão fundamental à economia.
Curioso ver como esse erro se propaga. Como disse o Taleb em Black Swan, qualquer bullshit assinada por dois doutores será assinada por vinte, e isso já basta pra fingir que é verdade por décadas...
A própria contabilidade mental como irracionalidade é questionável, se analisada por alguém com a formação adequada - coisa bastante falha nos economistas daqui...
"Tão importante quanto o patamar de preço do ativo é como ele chegou lá."
Gostei desta frase Fact.
Prof. Lafa, o Prof. Nofsinger tem várias publicações na área. Sem dúvida o livro carece de abordagens mais provocantes aos seus assuntos. É bem "basicão", nitidamente escrito pro leigo. Daí talvez o prefácio do Mauro Halfeld. rs
Postar um comentário