DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

HB: Home Brokers or Heart Breakers?

O boom da negociação online nos EUA ocorreu na década de 90. Taxas de corretagens cada vez menores cobradas pelos chamados discount brokers tornaram possíveis operações de curto prazo nos mercados acionários. No Brasil a proliferação das corretoras online tomou corpo somente a partir de 2003, junto com o início do bull market dos mercados emergentes.

O aumento exponencial no número de corretoras e a disputa selvagem por clientes fez surgir uma espécie de leilão holandês nas taxas de corretagem. Daí são comuns taxas fixas apelativas do tipo R$9,99; 16,99, etc. O serviço básico das corretoras que é o de simplesmente fornecer cotações e informações correlatas em tempo real e atendimento decente ficou para segundo plano. Não faz muito tempo uma das corretoras pioneiras na cobrança de corretagem fixa no Brasil passou a exibir quase de maneira permanente a mensagem "Sistema sem conexão com a Bovespa. Para operar opções contactar a mesa de operações". Claro, isso se o cliente conseguisse ser atendido pelo telefone. Para o investidor eventual - a esmagadora maioria - essas limitações não chegam a ser um problema. Por isso, talvez, o nivelamento por baixo nos serviços oferecidos.

Final do ano passado tomei uma decisão radical: rompi o casamento que tinha com a corretora que me abrigava desde 2003 só para descobrir que a nova - para onde movi meus recursos - possui novos e irritantes defeitos. Ouuuuuuuch!*

Uma pergunta simples: Por que não cobrar taxas fixas maiores (R$30 ou 40 ou 50) em troca de atendimento e serviços decentes, sem interrupções?

* Nota: Esses dias fui procurado por um representante da antiga corretora. Comunicou que Agora (no pun intended) estavam segmentando o atendimento dos clientes por freqüência de operação, haviam adquirido servidores de porte maior porte, etc. A ver.

Nenhum comentário: