DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sábado, 5 de julho de 2008

Raio-X da Enquete

Acima está o resultado da enquete. Dos 18 votantes, metade estabeleceu que o "martelo/hammer" é o padrão altista de candlestick mais conhecido. E é verdade. O resultado é consistente com o fato de que esse padrão é o mais comentado em fóruns e websites em meio a tendências de baixa. Agora a revelação: mantidas as demais variáveis inalteradas é o menos confiável. Daí se tivermos, p. ex., um price action afastado de outros suportes torna-se ainda mais questionável.

Observem que o hammer esteve presente nos últimos selloffs do Ibovespa diário. E foram todos solenemente ignorados pelos bears. Tradicionalmente, o padrão se forma quando na segunda metade do pregão os esperançosos começam a surgir. À medida que o padrão começa a se consolidar no daily chart - possivelmente o mais seguido de todos os timeframes - mais traders começam a acreditar que o pior já passou. O otimismo continua até o fechamento. No dia seguinte, com índices futuros no vermelho, ao contrário do que se esperaria, o nervosismo toma novamente conta dos ex-esperançosos. Conforme a queda se aprofunda, muitos são forçados já a zerar suas posições. Quando o price action passa pelo low do martelo do dia anterior, toda a esperança não há razão de existir.

Só para constar: "padrões penetrantes" (2 candlesticks) e "estrelas da manhã" (3 candlesticks) possuem confiabilidade mais alta, seguidos de "marobuzos" e "engolfos"...

Os que evitam padrões temerários, longe de suportes notórios, passam longe das preocupações desnecessárias e não consomem o capital mental, bem mais valioso que o capital em strictu sensu que possuem.

6 comentários:

Anônimo disse...

E qual o padrão mais confiável?

Fact Finder disse...

Obrigado pela lembrança. Alterei o post. Leia o final. []s

Anônimo disse...

caro mestre:
...in FACT, mesmo porque há certos padrões, como os menos votados nesta enquete, faceis de serem 'clonados' (como e por quem?... sei lá...); daí minha observação sôbre um candelabro de Sakata, o Eigth To Ten New Price (High or Low... e que os gringos já esticaram para Eleven) que é, a meu ver, mesmo com confirmações óbvias òbviamente a parte, mais 'confiavel' (em têrmos, course, course) ou menos desconfiavel...

O MAIS importante, entretanto, neste afaire, é o seu impecavel e parabenizavel intento de esclarecer, com detalhes e muitìììììììssimo bem; o quanto tais padrões, assim como outros que cita, tipo over sold or very oversold (or very, very much), & overbougth (idem idem), podem, ao lado de quaisquer outros, serem indutores enganosos.

Hã?!.. quanto à interrogação acima?... quá & but... e já 'mudando de assunto: assisti ontem um documentário - tipo k-çild's!#$%¨&*! - com um pequeno bando de golfinhos engolfando um cardume de sardas... PUTZ, K-RAMBA!!!... ôps... nada a ver, claro.

[ ]ão, aguia.

Anônimo disse...

só testando como identificar meus flaps

Fact Finder disse...

Isso, Águia! Mostre suas asas e prefixo. :)

Bob disse...

Perdi a votação, então agora não vale mais. Independente do candle desta sexta acho que vem rebote mas como disse Smarca em outra mensagem será somente pausa para nova perna de queda. Poderemos voltar aos 64/66 sei lá mas a perda dos 64k, dia IG, foi faltal.