DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Niederhoffer, Pabrai & Fact Finder

O que os dois primeiros têm em comum? Além de serem "investidores" mundialmente conhecidos, provavelmente nada.

Victor Niederhoffer de 63 anos, renomado hedge-fund manager, ex-sócio de George Soros, ganhou fortunas assim como perdeu muitas. Para ler um bom artigo sobre a sua estória e um pouco do seu modus operandi, clique aqui. Reproduzo aqui uma frase de Niederhoffer, tirada do artigo, e na qual tenho profunda convicção: “The market doesn’t like to do the same things repeatedly.”

Monish Pabrai, indiano-americano, superstar do value investing, autor do livro Dandho Investor, projetou-se no mundo dos investimentos no papel de manager do Pabrai Investment Funds. De 1999 a 2006 seu fundo exibiu um retorno anualizado de 28,6% a.a. Nos últimos tempos, não tem tido o mesmo desempenho. O valor das 3,2 milhões de ações da Pinnacle Airlines Inc., uma companhia aérea, presentes na carteira do Pabrai Funds foi dizimado. O preço médio de compra foi em torno de 15,30. Hoje PNCL fechou em 3,29.

Em setembro do ano passado critiquei a venda de Petrochina por parte do Berkshire Hathaway de Buffett por ter sido feita um tanto prematuramente. Bueno, claro que a movimentação dos fundos tem às vezes outras justificativas que não as calcadas em price action (resgates, questões fiscais, p. ex.) Em menos de 2 meses, o valor de mercado quase dobrou. Curiosamente, nesse caso, o topo do papel não foi difícil de ser antecipado. No caso de Pinnacle, considerando os technicals do papel e do setor, algum technician em sã consciência o teria comprado?

Os sucessivos dêbaclés de Niederhoffer são de outra natureza. Mesmo sabendo que a distribuição de retornos no mercado não obedece a uma distribuição normal, assume o risco de levar posições bastante alavancadas. Se o maior drawdown possível ocorre de imediato, quebra.

De tudo isso acima continuo com minha convicção de ser eu mesmo. Filosofia de investimentos é algo personalíssimo, impossível de ser reproduzido em sua plenitude. É bom se informar a respeito da filosofia de um ou outro renomado investidor. Mas despreze o que não lhe serve, adapte, faça backtesting...Enfim, desenvolva senso crítico. Investir é a melhor maneira que conheço de conhecer a si mesmo.

3 comentários:

Anônimo disse...

MESTRE FACT:

sempre há referências no market mundial, a cobras tais, como o ícone Soros (...e se seu fundo 'vendeu' a tal petro chinesa para a 'física'?...rsrs); MAS o mito maior talvez seja o pôrralouca do J. Livermore, o montanha russa; BUT (by Bob) pouco se fala, de um contemporâneo de Jesse, o Pat Hearne (êste sim um gênio) - player impecavel - e tanto, ou mais, inacreditavelmente 'simplório' quanto o nosso também genial Amador Aguiar e de implacavel fidelidade canina, aos seus aritméticos "targets"... tipo assim: admitia errar numa compra e ""sabia SAIR"" com, digamos, apenas 5% de prejú (não... nunca fazia 'prêço médio' prá báxu, quá... hehe...) e realizava, digamos, com algo tipo 10% (se era êste o seu alvo, aliás, quase sempre "apenas Razoavel", MAS operava muiiiiita bala).

Daí, áxu, os prof Confúcio e Sócrates terem dito: "A Sabedoria, quando não em ambas, está na PACIÊNCIA ou está na SIMPLICIDADE".

...e se não disseram, deveriam ter dito, né?

Fact Finder disse...

Isso. This is a waiting game. :)

Anônimo disse...

hora das velhas reprises!... das raposas de sempre, na tal mídia dita 'especializada':
...o Financial Times 'áxa' que a prisão do Dantas (amigão do Caixa 2 do PT, do célere, digo célebre Careca e do Pelé Lullinha Jr), NÃO VAI prejudicar o PT nas próximas eleições... talvez seja a opinião de algum ANALista econômico do F.T. minimizando o inverno global do Ursinho Tsú (que adoooora a gordura dos escândalos): do mesmo tipinho cara-de-pau dos daqui, que estão 'indicando' o momento atual de sucessivas perdas como "uma ótima oportunidade para QUEM AINDA NÃO ENTROU na Bolsa"... quá, ainda bem que já nem citam mais os tais a 'fundamentos'.
sim, sei... são todos BEM INTENCIONADOS!!! ignoram que o mar, agora, é só para os Pro.

mas, ainda phode Repicar?...claro!...pois, "As Ondas não são Retas" (putz!?... que 'pérola'!).