DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Contrarian Mania


Chamou-me a atenção um artigo publicado por Anatole Kaletsky no TimesOnline (clique aqui). Por lá o conhecido jornalista britânico larga nas entrelinhas uma visão bullish ao identificar como extremamente pessimista a visão dos Ministros e Chefes-de-Estado presentes em Davos. E, segundo o autor, a história está sempre a nos mostrar que o clima de catástrofe em momentos difíceis da economia nunca vingou. Cita exemplos, como o da crise do início da década de 90.


Uma das coisas mais difíceis é ser um contrarian. É uma arte. Alguns investidores ingenuamente elegem um pequeno espaço amostral de pessoas e tiram suas conclusões a partir dali [esse é um comentário geral e não se refere especificamente ao artigo de Kaletsky]. Para se inferir alguma confiabilidade de um contrarian indicator (CI) é preciso que ele se repita um número suficiente de vezes e seja mensurável, de modo que leituras extremas sejam mapeadas. Além disso, convém que seja interpretado à luz dos technicals que se apresentem. Indicadores de sentimento servem de suporte aos technicals. Por isso, não vejo como um fundamentalista ortodoxo possa tirar proveito de um CI.

Durante o bull market cansei de ler mensagens de forenses e internautas que associavam o cadastro de seus colegas de trabalho em homebrokers como CIs ou lançamento de cursos de AT a torto e direito. Ora, nesses clichés não há mensuração confiável. Além disso, conforme comentei em outra postagem, o combustível de altas no IBroxespa sempre é a entrada de recursos estrangeiros. Então por que se preocupar com o vizinho da mesa ao lado ou com os cursos daquele picareta que garante um trading system infalível? O universo de observação do contrarian de Pindorama - na minha opinião - deve sempre ser centrado fora daqui. Cabe a cada um desenvolver seu ferramental.

Procurei na CNN Money por uma enquete recente - publicada há menos de um mês - de interesse para a postagem. Achei algo curioso. Vejam lá: 49% dos votantes acreditam que está próximo. Seria a primeira vez na história recente dos mercados em que o dumb money acerta o fundo de um bear market? Desculpem-me mas acredito ser esse poll bem mais confiável que o feeling de Mr. Kaletsky.

4 comentários:

Unknown disse...

Hello Mr. Fact,

"In Fact", o grafico mostra que 25% das pessoas acham que o fundo jah foi feito.

49% das pessoas acham que o fundo sera feito em um mes.

Isto posto, e utilizando sua abordagem neste post, chego a conclusao que o fundo NAO sera feito dentro de um mes (como a maioria pensa).

E olha que o DJ esta prontinho pra ir buscar petroleo.

Parabens pelo blog e keep the good work.

[]s

Fact Finder disse...

DJ, conforme notado anteriormente: NO FUNDO (e não em UM fundo) de um bear mkt, o pessimismo é intenso e investimento em ações é assunto fora de moda. Estamos longe disso. Mas se note que estamos com um dead-cat bounce em curso...
Valeu pela força.
[]s

Fact Finder disse...

Em tempo: dead-cat bounce para papéis brasileiros e de emergentes. :)

Leo disse...

dead monkey bounce?