DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

My Bearish Case For 2009-2010

Estatisticamente poder-se-ia dizer que bear markets duram aproximadamente 30-35% do bull market anterior. É razoavelmente aceito que o último bull market se iniciou em meados da década de 70, após a Crise do Petróleo. Como comentei em alguma postagem anterior, até 2002 e início de 2003 era muito comum analistas traçarem um paralelo entre os US markets e o Nikkei japonês. Quem efetuar uma busca pela internet poderá comprovar o fato. A partir daí a coisa começou a complicar um pouco. Embora alguns notórios analistas (Richard Russell e Mark Faber, por exemplo) estivessem desacreditando o rally que se iniciou em 2002, o fato é que se viu uma injeção de liquidez sem precedentes na história econômica yankee. Não houve melhora nos fundamentos macroeconômicos dos EUA que justificasse um novo bull market. Claro que isoladamente tivemos empresas que revolucionaram seus mercados de atuação (Apple, Research In Motion [CAN], Google, etc). Mas, no geral, os alicerces econômicos pioraram sensivelmente.

Se partirmos para a hipótese mais otimista: a de que o bull mkt teve início em 2002 e terminou em 2007, poderíamos esperar que o bear mkt durasse um pouco mais de um ano e meio. Mas considerando o tempo já decorrido e os technicals apresentados, essa hipótese parece bem improvável. [À medida que digito vejo o DJIA em consolidação abaixo da área sensível de 8k pontos em situação extremamente sobrevendida no monthly chart. Não acho que 7500 seja uma área de demanda forte.] A outra alternativa seria simplesmente considerar que o bull mkt anterior se iniciou no meio da década de 70 e se estendeu até 2000 (typo corrigido). A inevitável conta sugere que tenhamos um mercado difícil por um longo período. Observe-se que um mercado de lado também pode ser considerado obra de bears. Pronto. Podem jogar pedras e me amaldiçoar (principalmente os fundamentalistas ortodoxos). :)

13 comentários:

Anônimo disse...

Fact, seus comentários e a fineza em cutucar os fundamentalistas ortodoxos são impagáveis. Nota: Sou um fundamentalista, mas não muito ortodoxo. :) Se é que isso existe! hehehe

Fact Finder disse...

Francisco, das minhas andanças virtuais percebo a dificuldade com que ortodoxos de qualquer naipe tem em explorar visões mais abrangentes de investimento/operação. Provavelmente deriva de uma deficiência no ensino e aprendizado dessa atividade. Tanto fundamentalistas quanto técnicos ortodoxos se apegam ferrenhamente a visões teóricas tradicionais. O primeiro grupo defende (às vezes não abertamente) que timing é incompatível com o que aprenderam. O segundo, que (macro e micro)fundamentos são desnecessários às operações...Em um país com nosso histórico econômico-social recente é bem questionável que qualquer um dos grupos tenha encontrado a melhor das soluções. Quanto a pegar no pé mais dos F.O.s é porque conheço mais gente desse grupo que do outro. É mais uma brincadeira com os amigos. :D

Fact Finder disse...

Nota aos leitores: Corrigi um erro de digitação na postagem. Vide comentários no corpo do texto.
O que não muda em quase nada o diagnóstico feito. :)

Anônimo disse...

Fact,

Nestas ultimas duas semanas, fica cada vez mais claro que o Ibov está aparentemente se descolando dos índices americanos. Apesar de manter em mente o efeito ebb-and-flow mencionado por você, podemos presumir que esse movimento seria uma resposta aos leading indicators da China e aqui do Brasil, ou seja, uma aposta nas econômias emergentes, ou então o fim do processo de de-leverage... O que os charts dizem sobre o SPX e Dow é claro. O que não está claro é essa "desobediência" dos indices dos emergentes...

Ferretti

Fact Finder disse...

Ferretti, o problema é que price action e indicadores macroeconômicos estão sempre out of sync. Algo inexplicável que acontece agora só fará sentido daqui a 6-9 meses. Por isso, sua hipótese é perfeitamente válida.
Uma observação interessante: Nas últimas duas semanas os EMs não se descolaram do "Cubes" (ticker QQQQ), proxy do Nasdaq100. Este ETF teve melhor performance que o SPY e o DIA e mantém a mesma distância dos EMs. Curioso, não?

Bob disse...

Fact, sei que ninguém olha para Elliott, desdenham de suas leis, hehehehehe, BUT pode ser o seguinte de acordo com o que falaste:
hipótese 1: em 2000 foio final da onda 5 do grande ciclo III. Por isto continuo falando em que estamos em uma grande 4(A - final em 2002; B final em outubro de 2007 e estariamos na C de queda)

hipótese 2: em 2000 final do BULL desde 1970 e ai sim o BEAR seculra que tantos falam.

Eu sigo com a hipótese 1.

aguia disse...

qua & putz...

KD meu estilingue, k-cild`s!

nao sou nem um craque em AF e muito menos ortodoxo, mas, onde arrumo umas PEDRAS porrrrraqui, hein?...

la em WS, ali pelo inicio do quarto trimestre estou esperando o SPX no cabalistico degrau 666... e nao pensem que estou sozinho.

ja aki, quando acabar a marola da Manteiga em Pindo, a Big Wave vai provocar muito circuit no sistema de frenagem na rampa down... phode ate comecar um friniquito nesta Segunda, depois da palha assada do Ministro pamonha ne Sexta.

quem vai sair na frente do atual ciclo contracionista 'sem virtudes' (...ja que o anterior foi tao Virtuoso), pra variar, vai ser Tio Sam, montado nos seus cavalos 'emergentes': vai ser um suadouro protecionista como nunca jamis visto antes.

a atual espuminha da Tsu que esta chegando avisa: ainda nao vimos NADINHA, e dah um pequeno exemplo:
tem muito Banco Europeu (aquele punhado de paises cujos BCs nem cintura possuem) em situacao MUIIIIITO pior que os gringos [com cataputagem (c/ L) de ateh 50:1]... e ha paises porrrrrla que nao tem a minima condicao de dar socorro no baile, nem no forroh e muito menos esse treco de baillot (a banca gringa ja esta armando outro bambole pro FED requebrar, de no minimo 1,3 tri, la pra depois do meio do ano...)

serio.

Anônimo disse...

10 looonngos anos Fact !!!!!

Enquanto o pessoal não acredita,

o negócio é ir se preparando para

esse tempo.

Marcus Maia

Fact Finder disse...

Meu caro Marcus, you bet!

Fact Finder disse...

(Hat Tip to Barry Ritzhold)

Stimulus Package Explained (Q&A)

Sometime this year, taxpayers will receive an Economic Stimulus Payment. This is a very exciting new program that I will explain using the Q and A format:

Q. What is an Economic Stimulus Payment?
A. It is money that the federal government will send to taxpayers.

Q. Where will the government get this money?
A. From taxpayers.

Q. So the government is giving me back my own money?
A. No, they are borrowing it from China. Your children are expected to repay the Chinese.

Q. What is the purpose of this payment?
A. The plan is that you will use the money to purchase a high-definition TV set, thus stimulating the economy.

Q. But isn’t that stimulating the economy of China ?
A. Shut up.

Below is some helpful advice on how to best help the US economy by spending your stimulus check wisely:

If you spend that money at Wal-Mart, all the money will go to China.
If you spend it on gasoline it will go to Hugo Chavez, the Arabs and Al Queda
If you purchase a computer it will go to Taiwan.
If you purchase fruit and vegetables it will go to Mexico, Honduras, and Guatemala (unless you buy organic).
If you buy a car it will go to Japan and Korea.
If you purchase prescription drugs it will go to India
If you purchase heroin it will go to the Taliban in Afghanistan
If you give it to a charitable cause, it will go to Nigeria.

And none of it will help the American economy. We need to keep that money here in America. You can keep the money in America by spending it at yard sales, going to a baseball game, or spend it on prostitutes, beer (domestic only), or tattoos, since those are the only businesses still in the US.

Anônimo disse...

Fact,como somente leitor do espaço may...be por falta de não ter grandes coisas a agregar, e re re lido oque tu tecla as T..entendi que em qualquer das citadas hipóteses.....estaria o Urso preparando-se para ir para a toca entre meio de 2009 e meio de 2010??? to errado ???

Fact Finder disse...

Olha, Anonymous. Não faço previsões longínquas, porque são perda de tempo. São no máximo um entretenimento para rodas de boteco. Sabendo disso: respondo ao seu questionamento...
Não espero um novo bull mkt antes do final de 2010 (circa), coincidindo com um terceiro ano do ciclo presidencial. Mas, como sempre digo, prefiro me orientar em timeframes bem mais curtos que esse. Se estiver certo 80-85% das vezes em meus timeframes preferidos não precisarei me preocupar com o logo prazo.
[]s

Anônimo disse...

Fact, obrigado ai por dispensar uns preciosos minutos para responder ao que teclei.

abraço