DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Know Thyself First

Em uma postagem comentei que operar em mercados de renda variável é uma das melhores maneiras de conhecer a si mesmo. Para a maioria de nós poucas coisas são tão ruins quanto perder dinheiro. Certamente há outras bem mais desagradáveis. Mas no auge da juventude tendemos a ignorá-las. Dinheiro em alguma fase passa a ter um aspecto mais relevante em nossas vidas (pelo menos transitoriamente).

Isso me possibilitou muito refletir sobre minhas deficiências. Uma contra a qual tenho que resistir bravamente é minha impaciência inata. Várias vezes avistei um chart setup perfeito. Entrava no papel. Dias se passavam e nada. Meu time-stop soava. E vendia. Logo depois exatamente o movimento que previa se concretizava. Depois de várias experiências frustrantes como essas, comecei a adiar pacientemente o entry point. Bom...e daí? Isso tudo pra dizer que é possível que eu passe um ano sem efetuar uma operação em bolsa sequer. Embora possa acompanhar e escrever sobre o ebb-and-flow frequentemente. Basta que no timeframe escolhido não veja oportunidade alguma. Mesmo que eu comece a avistá-la vai um bom tempo ainda para que o setup esteja pronto pra "explodir". Aprendi isso na porrada...Timing em um país com a segunda maior taxa de juros real do mundo é muito importante. Não se iludam.

Fico por aqui. É muito improvável que eu escreva alguma coisa durante o Carnaval. Talvez o faça se houver um meltdown em Wall Street. Happy holidays!

7 comentários:

Anônimo disse...

quer uma sugestao? opere varios mercados.
uma vez eu perdi uma entrada no bovespa, nao me lembro o motivo, mas poucos dias depois o nikkei rompeu para cima uma longa congestao com volume que nao se via havia muito tempo. entrei, fiquei 1,5 mes e ganhei 25%.
nada mal.

dureza é quando vc, obrigado a operar somente uma mercado, esperar um setup.

inevitavelmente a impaciencia fará com que vc se açode.

abs

Fact Finder disse...

Essa não é propriamente a solução para o problema descrito. O cerne da questão é estar ADIANTADO e não ERRADO. Daí não é a existência de vários setups que irá inibi-lo de maneira eficaz...
[]s

almeidaluiz disse...

“Impaciência nata…” Dá-me o que pensar. Não será essa, apesar da designação particular, uma característica universal. Não irão uns à Bolsa como muitos vão às compras, aos shoppings e se “satisfazem” comprando aquela camisa, aquela bolsa, de precisam sem precisar, já são tantas bolsas, o camiseiro abarrotado. São os “onde-ir” que se multiplicam: Bolsas, lojas, cassinos, restaurantes, motéis, terapeutas… Agora, dizer “vá e não compre”, “vá e não coma(?)”, aguarde o timing certo, isso é para poucos. É para os que souberam, conseguiram, como vós o fizestes, se conhecer e dominar a tal, cada vez mais tirânica, ansiedade da alma, mesmo que alma seja um conceito para lá de anacrônico.

aguia disse...

FACT:

sim, va; but,

nao va pular muito!

cuidado com a sua "Coluna".


FLAP.

Fact Finder disse...

1. Almeida, acredito que há vários fatores que colaboram para tal. O "consumismo" pode, sim, ser um deles. Mas acredito que o fator dominante, no meu caso, era a proatividade. Ser proativo nas nossas profissões e na vida de maneira geral é atributo positivo. Tal característica é valorizada na vida corporativa e no empreendedorismo. Mas, em mercados de livre negociação, em nada ajuda. Não é possível "forçar os acontecimentos". Reparou?

2. Amigo Akilino, obrigado pelas recomendações. Já me tratei daquela hérnia de disco! :)

Anônimo disse...

Caro Fact, sei como se sente e já perdi e deixei de ganhar repetidas vezes de forma semelhante. Também sou grafista, mas não um dos bons. Minha cabeça me traiu tantas vezes que já senti vontade de cortá-la. Mais difícil do que aprender a interpretar gráficos é dominar as emoções que turvam análises inicialmente muito acuradas. Infelizmente, na maior parte do tempo (85% do tempo), o mercado está apenas fazendo um pequeno zig-zag que geralmente não dá lucro nenhum ou muito pouco. Não há remédio para tanto, exceto esperar a hora certa. Sei que nada acrescentei ao que você está cansado de saber, mas realmente a disciplina mental do trader é o verdadeiro estado de arte no mercado de capitais, o verdadeiro divisor de águas que separa vencedores de perdedores. Não há resposta fácil para este problema.

Fact Finder disse...

Como nos lembra Alan Farley, analisar charts e operar são atividades totalmente distintas...