DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Order Amid Chaos - II

Para melhor compreender esse tipo de chart, clique aqui. Qual a diferença no price action relativo entre os dois momentos que nos interessa? Percebe-se que em 2 meses o ETF Brazil teve uma melhor performance frente às demais averages, fazendo com que se igualasse à dos ETF Emerging Markets. É fundamental compreender o ebb-and-flow de preços. Não convém olhar demais as árvores e acabar se perdendo na floresta. Os mais ansiosos interpretam essas melhoras pontuais como bear markets bottoms. E os "comerciantes" do mercado já se dão conta de que possuem mais uma arma no arsenal da propaganda.

Para não encompridar o assunto imaginem o price action como bandas de elástico. As bandas que se esticam mais violentamente em uma direção tendem a mostrar um poder de reação maior em sentido contrário depois de um tempo (Segunda Lei de Newton, digamos). Nota: essa "lei" é muito mais confiável no mundo dos benchmarks que no de ativos isolados. Daí é de se esperar que nessa reação as behemoths do mercado de Pindorama - Petrobrás, Vale et alli - sejam leading nessa reação.

14 comentários:

leotrader disse...

Olá Fact. Sou fã dos seus posts já há algum tempo, mas é a primeira vez que me manifesto por aqui. Desculpe a ignorância, mas não entendi o que vc quis dizer. Vc espera que essa reação do Ibov acima da média do mercado seja um leading para outras bolsas, ou espera pelo contrário.
Acho esse assunto meio controverso, porque enquanto alguns analistas que eu respeito apontam para um possível bottom em commodities e ações de energia, gosto de lembrar de um post do Samuel Ramos "Ibovespa habita seu próprio universo". O Ibov, como agora, se descolou do mundo no primeiro semestre de 2008 e nós sabemos muito bem como isso terminou. Muito mal!
Abraços.

Anônimo disse...

Não me interprete mal e tente encarar como uma crítica construtiva.
Gosto dos seus textos, porém o abuso de termos anglo-saxões é desnecessário e obriga a quem, como eu que não domina esse idioma estrangeiro e nem tenho a obrigação, pois afinal eu não resido na América (como se a Ámérica fosse somente os EUA, mas vá lá) ou dependo desse tipo de conhecimento linguístico, a um esforço chato de ter que consultar um dicionário (fácil atualmente na internet), mas convenhamos...

Uma sugestão, como me parece que você tem um queda pelo idioma dos yankees (escrevi corretamente?), sugiro que os títulos dos seus artigos permaneçam na língua estrangeira, afinal seria quebrar a sequência desde o início do seu blog que acompanho, mas os textos procure usar mais a nossa língua pátria.

Não me leve a mal. Meu faro é que muitos pensam como eu. O abuso de termos estrangeiros, não sei me expremir direito, mas revela, sei lá...

Samuel Ramos disse...

sensacional esse post, caro F.

também estou monitorando esse 'spread', juntamente com o benchmark dos high yeld bonds, e a conclusão é por demais semelhante

sds!

Samuel Ramos disse...

ps: esqueci de comentar antes

se colocar o time frame dessa turma aí num prazo maio (5 anos, por ex), vamos ver o quanto a borracha EWZ esticou em relação às outras
hehehe

Fact Finder disse...

S.,

1. Só tenha algum cuidado porque nenhum chart isolado conta toda a estória...

2. Qual sua fonte de monitoramento dos HY bonds? Bloomberg?

3. Interessante observar como os habitantes de Pindorama têm uma visão meio estreita e tendendciosa. Fala-se sempre em comprar ativos "seguros" como Petr e Vale et alli...Mas vendo o comportamento relativo dos demais mercados mundiais fica claro que isso é uma grande bullshit.

Fact Finder disse...

LT, respondendo às 2 questões...

1. Analistas e economistas são as últimas pessoas a quem dou ouvidos, basicamente porque desconhecem estudos de ebb-and-flow de preços. E limitam-se a explicar o fenômeno depois que aconteceu. Exatamente o que ocorre ao comentarem s/ um "possível" bottom em commodities.

2. Como disse na postagem, o fato do EWZ apresentar recuperação melhor em um snapback é algo normal. E a menos que que o mercado apresente um fundo em "V" é também natural que em um futuro não muito distante vejamos novamente o EWZ abaixo da média dos EMs, p. ex.;

Fact Finder disse...

Anonymous, essas postagens me consomem muito tempo, que já é escasso. E começo a me impacientar quando não consigo uma tradução satisfatória para cada termo empregado. Como raramente leio algo em português, o vernáculo yankee me surge mais facilmente. Se você souber a tradução de "behemoth", me avise...Vou tentar me segurar no corpo do texto.
[]s
PS. Recorrer ao dicionário de vez em quando é legal. MFF tb é cultura. :)

Samuel Ramos disse...

F.

1. o único dado isolado que eu respeito de verdade é o fluxo. os demais dados, são só conselêiros - muito mal pagos - e que só funcionam na coletividade.
hehe

3. quantas vezes a noção de 'papéis seguros' foi revista nos últimos 100 anos? melhor nem dar muita bola aos conceitos estanques sobre o mercado pindoramico
hehe

Anônimo disse...

Prezado Fact...

Desculpe a minha objetividade, que pode evidenciar um grau maior ou menor de ignorância, mas isso é só detalhe...

Esse recente ralye nas blue chips... mineração, petróleio e siderúrgicas...

Quem mais comprou... estranho né... foram as corretoras estrangeiras... Citi, Morgan, JP, Credit Suisse...

São formadores de mercado???

Ou dá pra acreditar simplesmente na demanda da China... que... por sua vez... mostra cada vez mais sinais de enfraquecimento...(Continua no outro post...)??

Anônimo disse...

Fact...

Continua..]

NA China a queda dos lucros... e a diminuição dos investimentos "privados" é latente...

Considerando que alguns setores costumam reagir primeiro...

Acreditas, ou não.... que as terras daqui descolaram das terras de lá (DJIA, S&P)...???

E se a resposta for (-)... o fundo está próximo... como diria o BOB do TIB... o final da onda 5... ou ainda só no final do ano...????

Anônimo disse...

Sou o que sugeriu ser mais parcimonioso no idioma falado lá na terra do tio Sam.

Não foi à toa que eu comentei aquilo, pois uma ou duas outras pessoas do meu relacionamento também me falaram algo semelhante.

Mas tá entendido. Quem sou para lhe aborrecer, afinal você já se esforça, consome o seu tempo, e ainda tem que aguentar caras chatos como eu.

Cada um escreve como quer, desde que se faça entendido. Quanto a mim, tratarei de encontrar um bom dicionário. Mas manera, tá?

Mil desculpas. Continue com o seu bom trabalho.

Fact Finder disse...

Caro Anônimo, não há que se desculpar. Não há aborrecimento em hipotese alguma. Longe disso. Qualquer comentário merece, sim, uma reflexão, pois às vezes é uma fonte de aprendizado.
[]s

Fact Finder disse...

Ao outro anônimo...convém na medida do possível evitar a associação entre price action e indicadores (macro)econômicos. Dificilmente andam in synch. Observe que nas minhas postagens ou falo de um ou de outro tema. Nunca dos dois ao mesmo tempo.

Sobre o momento atual do mercado te digo uma coisa com muita franqueza: Em fundos de bear markets não há esperança. Players não falam que as ações estão baratas como agora. Mercado de renda variável deverá ser um assunto demodé, como era em 2002.
[]s

Leo disse...

behemoth = monstro bíblico, provavelmente um hipopótamo ou ações da petrodilma