DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

EWZ: A Pick-a-Boo Breakdown

Ontem o iShares Brazil caiu mais de 7%, o que foi uma certa surpresa pra mim, seguindo minha avaliação anterior. Esperei o followthru de hoje para reavaliar uma eventual nova conjuntura. Hoje subiu mais de 6% e quase recuperou as perdas do dia anterior. Resumindo: continua o cenário traçado na postagem anterior. A maior parte das pessoas que não compreende o price action tende a acreditar na imprevisibilidade dos preços. Não é bem assim. Se os technicals e internals não estiverem alinhados com o movimento dificilmente ele prospera. Justamente o que ocorreu no movimento de ontem e hoje. Não houve followthru (continuação) da queda. Uma casa não desmorona de uma hora pra outra sem que as suas fundações estejam seriamente comprometidas.

O price action do Carnaval liquidou a tendência de alta terciária no iShares Brazil. Não há mais padrão de higher highs-higher lows. Padrão lateral semelhante está emergindo no Ibovespa. Minha média de 5 dias do TRIN surpreendentemente encontra-se em níveis bastante baixos (0,80) em meio a um movimento de selloff de dias em sequência em Wall St. Fato muito incomum. E meus contrarian indicators retornaram à região de neutralidade. Isso me faz imaginar que por esses dias um reteste dos 7,5k no DJIA seja mais provável que a continuação do selloff.

*Update: Uma explicação rápida e rasteira sobre o TRIN pra quem não teve paciência de ler o material do link. UmTRIN abaixo de 1,0 sinaliza que a maior parte do volume do mercado está em papéis ticking up, embora o benchmark possa estar caindo. E acima de 1,0, vale o raciocínio inverso. Logo, quanto mais distante da região de equilíbrio (aprox.1) maior a força contrária ao restabelecimento do equilíbrio. Lei da ação e reação. O Ministério da Saúde adverte: Não convém apostar contra o TRIN no curto prazo.

Um comentário:

aguia disse...

...os tais tradicionais pulinhos no trampolim, antes de mais um dos saltim.

axu

[]s

(ta sendo multado LA)