DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Markets Abhor Vacuums

O price action congestionado em 60 min e aparentemente caótico mostra como o mercado curiosamente detesta vácuos. Gaps são grandes amigos dos technicians. As fortes emoções dos players a eles relacionadas servem como targets confiáveis dentro do timeframe examinado. Eventualmente esses "buracos" acabam sendo superados, à medida que os investidores que estavam segurando o prejuízo vão zerando suas posições no breakeven ou próximo dele. O envio de um chart com o último candle "aberto" é proposital. Depois vamos conferir o que aconteceu na região entre as linhas tracejadas...

Update de fechamento: Já no primeiro teste bulls mostraram força e conseguiram fechamento no diário e no semanal acima da "janela". Bom sinal.

Dada a especificidade e interesse s/ o assunto criei o marcador "gaps".

8 comentários:

Anônimo disse...

Fact

Se entendi direito para você não existe um gap break away (aquele que somente se fecha num timeframe acima do horizonte da análise).

Eu já assisti a gaps no Bovespa (carnaval de 1997 para falar de um) que somente anos depois.

Anônimo disse...

correção:
...que somente foi fechado no ano seguinte.

Fact Finder disse...

A., a postagem não é um estudo abrangente s/ gaps. Os mostrados são area gaps facilmente preenchidos já que o ativo está em congestão.
Certamente que breakaway gaps existem. Mas estes geralmente surgem depois de downtrends continuadas e intensas e são menos frequentes. Veja um observável em 08/12.

Fact Finder disse...

A propósito, pela minha experiência, acho EXTREMAMENTE difícil que se produzam outros breakaway gaps (para cima) nos mercados, considerando os níveis de volatilidade de longo prazo altos.

aguia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
aguia disse...

MESTRE, E AMIGO, ALEXANDRE;

in fact tambem FACT FINDER;

PARABENS PRA VOCE NESTE DIA

...a midia analitica do market bursatil e financeiro em geral foi BRINDADA no dia 09 de janeiro do ano passado com a inauguracao da contagem de mais um espaco BRILANTE; LIMPO; QUALIFICADO; SERIO; SOLIDARIO; ESCLARECEDOR; DIDATICO; INFORMATIVO E DO MAIS ALTO E ESMERADO NIVEL ANALITICO, ALEM DE CORDIAL E FIDALGO, CHAMADO:

"Markets by Fact Finder"

apesar de ter sido aberto no dia 26 de janeiro, tal espaco, a meu ver, faz seu aniversario de contagens no dia de hoje que foi quando o amigo, finalmente, mesmo que modesto sempre, descobriu a si mesmo como um bloguista que seria muito acessado, pelo enorme interesse demonstrado logo de cara, tao rapidamente a noticia se espalhou, sobre a existencia de uma nova fonte, de aguas limpissimas, para aplacar a sede de conhecimentos e informacoes preciosas, desinteressadas e honestas, coisa rara no meio.

DE MINHA PARTE AGRADECO A HONRA E O PRIVILEGIO DE FREQUENTAR ESTA PRAIA.

PARABENS AMIGO E REPITA N VEZES A DOSE!!!

Fact Finder disse...

Não mereço tanto, amigo emplumado de longa data. Obrigado pelas palavras (certamente um pouco exageradas).
[]s

aguia disse...

ki nada...

...deixe para usar a palavra "exagerada" para a hora em que receber a "CONTA DAS PILAS"...